de3dw

514 palavras 3 páginas
Uma vez que é preciso analisarmos propriedades angulares mais do que as lineares, no movimento circular são introduzidas propriedades angulares como o deslocamento angular, a velocidade angular e a aceleração angular e centrípeta. No caso do MCU existe ainda o período, que é propriedade também utilizada no estudo dos movimentos periódicos.

Relações vetoriais no movimento circular. O vetor Ω representando a rotação é perpendicular ao plano da óbita.
O deslocamento angular (indicado por \,\! \varphi) se define de modo similar ao deslocamento linear. Porém, ao invés de considerarmos um vector deslocamento, consideramos um ângulo de deslocamento. Há um ângulo de referência, adotado de acordo como problema. O deslocamento angular não precisa se limitar a uma medida de circunferência (\,\! 2 . \pi); para quantificar as outras propriedades do movimento circular, será preciso muitas vezes um dado sobre o deslocamento completo do móvel, independentemente de quantas vezes ele deu voltas em uma circunferência. Se \varphi for expresso em radianos, temos a relação

\varphi . R \,\! = s, onde \,\! R é o raio da circunferência e \,\! s é o deslocamento linear.
Pegue-se a velocidade angular (indicada por \,\! \omega), por exemplo, que é a derivada do deslocamento angular pelo intervalo de tempo que dura esse deslocamento:

\omega = \frac { \Delta \varphi }{ \Delta t }
A unidade é o radiano por segundo. Novamente há uma relação entre propriedades lineares e angulares:

\,\! v = \omega . R, onde \,\! v é a velocidade linear.
Movimento circular uniformemen

Movimento Circular
Grandezas Angulares

As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade (v) e de aceleração (a), eram úteis quando o objetivo era descrever movimentos lineares, mas na análise de movimentos circulares, devemos introduzir novas grandezas, que são chamadas grandezas angulares, medidas sempre em radianos. São elas:

deslocamento/espaço angular: φ (phi)

Relacionados