de transmissão

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
Roscas de transmissão
Definição:

Um sistema de transmissão por rosca sem fim inclui uma roda helicoidal tendo duas séries de rolos angularmente dispostos. Cada série de rolos entrosa-se com um filete de rosca em separado sobre um parafusosem-fim associado com a roda helicoidal. O sistema de transmissão por rosca sem-fim também pode incluir um segundo parafuso sem-fim dotadode dois filetesde rosca separados, cada um entrosando-se com uma série de rolos correspondentes sobre a roda helicoidal. O sistema de transmissão por rosca sem fim pode serusado como um multiplicador de velocidade e/ou um demultiplicador de velocidade pelo selecionar convenientemente a relação entre a roda helicoidal e os parafusos sem-fim. Os parafusos sem-fim giram na mesma direção angular caso os filetesde rosca sobre um parafuso sem-fim tiverem a mesma direção, que é diferente da direção dos filetes de rosca sobre ooutro parafuso sem-fim. O sistema de transmissão por rosca sem-fim também possui una faculdade partilhadora de carga e uma faculdade anti-jogo entre os flancos dos dentes. Atualização: "sistema de transmissão de parafuso sem fim, e, roda sem fimcom roletes". Um sistema de transmissãoporparafuso sem fim inclui uma roda helicoidal tendo duas séries de rolos angularmente dispostos. Cada série de rolos entrosa-se com um filete de rosca em separado sobre um parafuso sem-fim associado com a roda helicoidal. O sistema de transmissão por rosca sem-fim também pode incluir um segundo parafuso sem-fim dotado de dois filetes de roscaseparados, cada um entrosando-se com uma série derolos correspondentes sobre a roda helicoidal. O sistema de transmissão por rosca sem fim pode ser usado como um multiplicador de velocidade e/ou um demultiplicador de velocidade pelo selecionar convenientemente a relação entre a roda helicoidal e os parafusos sem-fim. Os parafusos sem-fim giram na mesma direção angular caso os filetes de rosca sobre um parafuso sem-fim tiverem a mesma direção,que é diferente da direção dos filetes de rosca sobre o outro parafuso sem-fim. O sistema de transmissão por rosca sem-fim também possui uma faculdade partilhadora de carga e uma faculdade anti-jogo entre os flancos dos dentes.






Tipos:
Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome as roscas e condicionam sua aplicação. Temos os seguintesperfis das roscas:
Triangular:Parafusos e porcas de fixação na união de peças. Ex.: Fixação da roda do carro.
Trapezoidal: Parafusos que transmitem movimento suave e uniforme. Ex.: Fusos de máquinas.
Redonda: Parafusos de grandes diâmetros sujeitos a grandes esforços. Ex.: Equipamentos ferroviários.
Quadrada: Parafusos que sofrem grandes esforços e choques. Ex.: Prensas e morsas.Dente de Serra: Parafusos que exercem grande esforço num só sentido Ex.: macacos de catraca.
Dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do parafuso, as roscas ainda podem ser direita e esquerda. Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda, conforme a figura. Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda para a direita

Rosca com perfil quadrado
Esse tipo de perfil é utilizado naconstrução de roscas múltiplas. As roscas multiplas possuem duas ou mais entradas, que possibilitam maior avanço axial a cada volta completa do parafuso.

Rosca com perfil trapezoidal
Resiste a grandes esforços e é empregada na construção de fusos e porcas,os quais transmitem movimento a alguns componentes de máquinas-ferramenta como, por exemplo, torno, plaina e fresadora.

Rosca com perfilmisto
Esta rosca é muito utilizada na construção de conjuntos fuso e porca com esferas recirculantes. Os fusos de esferas são elementos de transmissão de alta eficiência, transfor mando movimento de rotação em movimento linear e vice-versa, por meio de transmissão por esferas.


Conponentes do sistema:
Porca e uma peca de forma prismatica ou cilindrica geralmente metalica, com um furo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transmissão
  • Transmissão
  • Transmissao
  • Transmissão
  • transmissão
  • Transmissão
  • transmissao
  • Transmissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!