De que forma o espaço físico implica na forma de ensinar/aprender.

Páginas: 11 (2733 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEEVALE





LEANDRO LEONARDO TREIN






De que forma o espaço físico implica na forma de ensinar/aprender.





Projeto de pesquisa: "Como um ambiente pode influir no meio da educação na vida das crianças?”.








Novo Hamburgo, Maio de 2012.

LEANDRO LEONARDO TREIN





De que forma o espaço físico implica na forma de ensinar/aprender.Universidade Feevale
Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHLA
Licenciatura em História

Projeto de Pesquisa







Professora orientadora: Claudia Schemes









Novo Hamburgo, Maio de 2012.




PROJETO DE PESQUISA

Tema: Nova escola ou escola nova. Isso muda a forma de ensinar?
No ano de 2008 a Rede Municipal de Ensino de Campo Bom inauguroua EMEF CEI, denominada pela administração municipal como “um marco definitivo na história de nossa cidade”, ficando conhecida em todo o município como “escola modelo”. Embora o município continue a investir em educação (segundo dados da administração municipal o investimento na educação é de 60% da receita do município), as diferenças entre as escolas municipais da cidade em se tratando do espaçofísico são visíveis. Enquanto as escolas de bairro possuem uma arquitetura comum, a Emef Cei – escola modelo – conta com salas de estudo específicas (laboratório de ciências, sala de Artes, laboratório de informática), refeitório, escadas e elevador, além de espaços amplos e projeto paisagístico.
Assim, a partir destes dados e, assumindo o espaço físico como um elemento importante na dinâmicadas relações escolares é que surge a questão a ser pesquisada.

Problema de pesquisa: De que forma o espaço físico implica na forma de ensinar/aprender? Como os sujeitos do processo de ensino/aprendizagem se relacionam com o espaço físico escolar e de que forma são subjetivados através destas relações?

Hipótese: A escola EMEF CEI, com um espaço físico mais bonito e melhor qualificado,possui professores e alunos mais motivados a ensinar e aprender.

Objetivos:
• Analisar a maneira de ensinar em uma escola que é usada como escola modelo, observar se professores se sentem mais valorizados por serem ou por estarem em local de destaque ou se sentem mais importantes por estarem trabalhando com esta idéia.
• Comparar se a educação na Emef Cei é aplicada damesma maneira do que nas outras escolas da rede municipal de Campo Bom ou se é apenas um prédio e um espaço físico que faz esta diferença.
• Identificar o tipo da clientela da escola e como os alunos enxergam uma escola com esta idéia de ser uma escola modelo.
• Definir e caracterizar o que quer dizer Escola Modelo.

Justificativa: A verificação sobre um estado deconservação de qualquer coisa é muito importante para o nosso bem estar. Imaginem quem vai até uma loja para comprar uma roupa rasgada ou usada tendo condições de comprar uma roupa nova, linda e maravilhosa. Ou quem pensa em comprar um carro em ferro velho tendo condições de comprar um carro zero? Assim poderíamos pensar em varias coisas sobre o velho e novo. Por isso escolhi a Emef CEI – um espaçoque concentra em uma só área de 50 mil m² - uma escola com capacidade para atender 1500 alunos de 6ª a 9ª séries, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, sala de artes, auditório, playground, mesas de jogos e anfiteatro ao ar livre para 1.200 pessoas sentadas. Quero mostrar que muitas vezes um local com boas condições pode sim modificar as expectativas de aprendizagem e colocar nascrianças uma importância diferente de valorização mesmo sendo crianças de outras escolas que vieram para concluir a segunda etapa do ensino fundamental.




Metodologia: Para a realização desta pesquisa farei algumas entrevistas com professores e alguns alunos da rede municipal de Campo Bom das escolas Presidente Vargas e CEI ambas as escolas de ensino fundamental do mesmo município. Vou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER
  • Formas de ensinar
  • O que é espaço e forma
  • Espaço e forma
  • Forma e Espaço
  • Espaço e forma
  • Espaço e forma
  • Espaço e forma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!