DE CEUTA A TIMOR

Páginas: 4 (896 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015


DE CEUTA A TIMOR – Luís Filipe F. R. Thomaz

Cap. 1 – Expansão Portuguesa e Expansão Europeia – Reflexões em torno da génese dos descobrimentos.
O autor fala sobre a afirmação <> e coloca que a primeira vista parece uma evidência, mas é possível que não seja. Ele questiona se os portugueses deraminício a expansão ibérica ou a sua própria expansão. E esse trecho foram imitados por Castela e pelos demais povos ao longo dos tempos, e que pode ser paralela, por não possuir um perfeito sincronismoentre a expansão portuguesa e a Castelhana, mais tarde. A expansão europeia seria possível duas abordagem metodológicas contrarias, mas não contraditórias.
O problema é saber se a expansãoeuropeia é externa e formal , múltiplo de suas origens e na sua natureza, que permite tratar como fenômenos separados as sucessivas expansões nacionais, jamais de causa e efeito. Não haverá de buscarrazões da prioridade da expansão portuguesa nem inversamente as do retardo das demais. Ou autenticamente intrínseca e material, que além de fruto das mesmas raízes e produto de suas pulsões, ainda quesecundariamente diversificado nas suas manifestações, onde se considera como um todo orgânico a expansão europeia e as várias expansões nacionais passam a ser apenas de gênero e espécie. Para o autor,seria necessário buscar a causa comum, para em seguida determinar e tentar interpretar as diferenças especificas.
E entre essa diferença especifica, está a precocidade da expansão dePortugal, que seria a mais perturbante para ele, pois acredita que a expansão seria um crescimento que transborda. E o paradoxo está no fato da Expansão europeia partir de um país que em nenhum ponto devista pode ser considerar a vanguarda da Europa. Cita a modéstia de Portugal em suas construções em relação as da França ou Espanha.
Cita Orlando Ribeiro, em seu livro Introduções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • De ceuta a timor
  • Ceuta
  • Timor
  • Toma de Ceuta
  • Timor Leste
  • A conquista de Ceuta
  • Cozinha Timor
  • timor leste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!