ddwefd

473 palavras 2 páginas
Leia atentamente o texto e responde depois às questões colocada
HIGIENE e PREVENÇÃO NO TRABALHO

Nome: Duarte Romão_______________________________ Curso:TM Turma:0914

ACIDENTES DE TRABALHO – A FALTA DE SEGURANÇA NAS EMPRESAS

Os acidentes de trabalho, na maior parte das vezes, acontecem por culpa das empresas que não cumprem as normas de segurança e não agem preventivamente. O problema é que os acidentes são uma realidade e só este ano já morreram 124 pessoas.
As consequências destas mortes são tão pesadas, para a família e para a empresa, que mais vale apostar na segurança.

O preço a pagar é demasiado alto quer para o trabalhador, quer para a empresa, que é obrigada a pagar indemnizações à família do trabalhador e vê a sua reputação manchada por mortes desnecessárias.
Em Portugal "a taxa de incidência dos acidentes de trabalho mortais em todas as actividades por 100 mil empregados é de 7,7%, contra uma média comunitária de 3,4% como regista o Diário de Notícias de 02-09-2002.
Tendo em conta o número de mortes que ocorreram nos últimos anos, cabe às entidades empregadoras assegurarem que cumprem a legislação e optarem por investir em medidas de segurança.

1. Estabeleça as diferenças entre segurança e higiene no trabalho.
2. Diga quais são os princípios gerais de prevenção.
3. Estabeleça as diferenças entre perigo e risco.
4. Quais os principais riscos do trabalho administrativo.
5. Escolha um tipo de risco e caracterize-o.
6. Como prevenir os riscos do trabalho administrativo?
7. Defina acidente de trabalho.

1. Segurança no trabalho tem como objetivo prevenir os acidentes de trabalho, eliminando condições adversas à segurança do trabalhador. Higiene no trabalho tem como objetivo prevenir as doenças profissionais, identificando os factores que possam prejudicar o bem estar do trabalhador.
2. Evitar ou diminuir os riscos, através da criação de condições de trabalho que permitam o desenvolvimento em segurança das

Relacionados