DDT (DICLORO DIFENIL TRICLOROETANO): TOXICIDADE E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL

1311 palavras 6 páginas
DDT (DICLORO DIFENIL TRICLOROETANO): TOXICIDADE E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL UMA REVISÃO
O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados. Estes pesticidas incluem os derivados clorados do difenil etano (onde se inclui o DDT, seus metabólitos DDE e DDD, e o metoxicloro); o hexaclorobenzeno ; o grupo dos hexaclorocicloexanos; o grupo dos ciclodienos, e os hidrocarbonetos clorados. HISTÓRICO
O DDT foi utilizado na Segunda Guerra Mundial para prevenção de tifo em soldados, que o utilizavam na pele para combate a piolhos. Posteriormente foi usado na agropecuária, no Brasil e no mundo, dado seu baixo preço e elevada eficiência.
Em 1962, Rachel Carson sugeriu em seu livro "Primavera Silenciosa", que o amplo uso do DDT poderia ser a principal causa da redução populacional de diversas aves. Este livro é considerado a primeira manifestação ecológica contra o uso indiscriminado do DDT.
A Suécia foi o primeiro país do mundo a banir o DDT e outros inseticidas organoclorados. Pouco depois foi seguida por outros países, excetuando-se o uso em programas e controle de doenças, inclusive no Brasil. Pois foi constatado a formação de resíduos tóxicos na carne e no leite de animais domésticos, sua acumulação após tratamentos repetidos, prejuízo na exportação devido a medidas restritivas impostas por países importadores, e nas recomendações para que o uso de DDT fosse substituído por outros produtos.
Em 1985 proibiu-se em todo o território nacional a comercialização, o uso e a distribuição de produtos organoclorados destinados à agropecuária. Porém em 1995, foi publicado pela OMS um informe técnico declarando que o DDT pode continuar sendo utilizado no controle dos mosquitos vetores de malária e outras doenças transmitidas por artrópodes, desde que seja empregado unicamente em interiores, seja eficaz, sejam adotadas as regras de segurança necessárias, sejam levados em conta o custo do produto a ser utilizado, a

Relacionados