DDS ( dialogo diario de segurança)

Páginas: 116 (28765 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. A saúde

Estou seguro que a maioria de vocês gozam de bastante saúde. Pelo menos estão suficientemente sãos para trabalhar diariamente. É muito provável que muitos não dêem demasiada importância à saúde de que gozam e crêem que a terão até uma idade bastante avançada. Espero que assim seja, ainda que desgraçadamente para alguns a realidade será diferente. É possível que alguma enfermidadeocorra a qualquer momento.
Algumas pessoas vivem constantemente pensando em que algo não está bem com sua saúde, a este se chama “hipocondríacos“. Significa que imaginam coisas que não são reais. Isto não é bom já que a atitude mental que se tenha possa afetar a saúde.
Se têm sintomas preciosos como, por exemplo, uma dor de cabeça que se repete, ou indigestão, ou a sensação de sentir-se enfermosem ter nenhuma razão específica para isso, o melhor será que procurem um médico e se façam um exame geral. Se algo realmente anda mal, o mais provável é que o médico consiga fazer um diagnóstico e curá-los. A maioria das enfermidades graves faz sentir seus sintomas antes que seja demasiado tarde. Tratadas à tempo, geralmente podem ser curadas.
Por hipótese qualquer dor que tenham também afetasua segurança. É mais difícil trabalhar com segurança quando não se sente bem, portanto terão que ser mais cuidadosos que de costume.
Quando uma pessoa se sente bem é quando melhor faz seu trabalho. Os músculos trabalham melhor, as mãos estão mais firmes, a mente está mais clara. Pode-se pensar melhor.
A maioria de nós podemos manter-nos em boas condições físicas com bastante facilidade, o maisimportante é evitar os excessos de qualquer tipo: comer regularmente; dormir suficiente e viver com moderação. Por suposto que todos precisamos descansar o suficiente para manter um equilíbrio entre o trabalho e as distrações (lazer).
Ir trabalhar sentindo-se cansado pode ser uma causa de acidentes. Quando se está cansado os acidentes acontecem com mais facilidade.
A forma em que tratamos anossos companheiros também é importante para a segurança. Se todo o mundo se encontra de bom humor é mais fácil cooperar, o trabalho se faz melhor e com mais facilidade. Isto significa que terão menos possibilidade de que ocorram acidentes e em conseqüência de que a gente se lesione. Porém um só indivíduo de mau humor pode criar problemas para todo o grupo.
Cuidar da saúde é muito importante. Nãohá que duvidar de que esta (saúde) não tem preço e se nós descuidamos podemos perdê-la facilmente.


2. Acidente de trabalho


O que é um acidente do trabalho?
É toda ocorrência não programada, que interfere no andamento normal de uma atividade, ocasionando danos à integridade física ou a saúde do trabalhador.

Por que os acidentes ocorrem?
Os acidentes ocorrem devido a dois fatores:Prática de Ato inseguro e/ou existência de Condição insegura.
Ato inseguro é maneira como as pessoas se expõem à riscos de acidentes.
Exemplo: Inclinar a cadeira de trabalho, subir sobre a mesa, usar luvas cortadas ou rasgadas, descer uma escada sem utilizar o corrimão, etc.

Condição Insegura é a condição ou circunstância física perigosa existente no ambiente, máquina ou equipamento que podeprovocar um acidente.              
Exemplo: Fios espalhados pelo piso, carpete solto, máquinas sem proteções, cadeira quebrada, etc.

Se o acidente ocorrer no final do expediente,  não deixe para o dia seguinte, pois poderá haver o agravamento da lesão. O mesmo procedimento é válido para os acidentes de trajeto.

TODOS OS ACIDENTES DEVEM SER COMUNICADOS!











3. APR deBolso – Análise Preliminar de Risco

NENHUM TRABALHO É TÃO IMPORTANTE OU URGENTE QUE DISPENSE OS CUIDADOS COM A SEGURANÇA, A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE.

Cada colaborador é responsável pela sua segurança, a de seus colegas de trabalho e pelo meio ambiente. Não existe risco que não possa ser identificado e em seguida controlado. Todo e qualquer incidente são previsíveis e evitáveis, apenas 1% dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DDS
  • Dialogo diario de segurança DDS
  • Diálogo diário de segurança dds
  • DDS
  • Diálogo diário de segurança. dds
  • Dialogo diário de segurança
  • Dds
  • DDS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!