Ddicas

863 palavras 4 páginas
Carlos Marighella: - Nascido em 04 de novembro de 1969, na cidade de Salvador.
- Sua trajetória política aconteceu quando participou de algumas manifestações que exigiam reorganização do cenário político nacional.
- Durante os protestos acabou sendo preso e, com isso, começou a enxergar com importância maior a sua atuação política mediante problemas sociais e econômicos vividos naquele período.
- Em 1936 decidiu abandonar seus estudos de Engenharia Civil e se filiou ao Partido Comunista Brasileiro.
- Na sua primeira detenção, conheceu os métodos de torturas utilizados pelas forças policiais. Carlos foi brutalmente espancado e sofreu várias torturas ao longo de um mês.
- Somente com a queda do Estado Novo, em 1945, Carlos passa a viver uma nova fase de sua luta política. Vence as eleições para deputado federal.
- No entanto, seguindo instruções políticas do governo norte-americano, o governo Dutra realizou a cassação de todos os políticos que estivessem filiados a partidos de inspiração comunista.
- Dessa forma, impedido de atuar pelos meios legais, Marighella continuou a buscar apoio político entre trabalhadores e estudantes.
- Acaba formando a Ação Libertadora Nacional (ALN), organização clandestina que teria como principal objetivo treinar grupos guerrilheiros com o objetivo de formar um expressivo movimento armado urbano.
- Na primeira ação, conseguiu pilhar 10 mil dólares de uma instituição bancária.
- Contudo se tornou cada vez mais difícil de manter o grupo, principalmente pela falta de preparo de seus comandados. No ano de 1968 um militante capturado confirmou Carlos Marighella como um dos articuladores daquela onda de assaltos.
- No dia 4 de novembro de 1969, em uma ação planejada, Carlos Marighella foi morto na cidade de São Paulo, aos 57 anos de idade. http://www.brasilescola.com/historia/carlos-marighella.htm Carlos Lamarca:

- Nascido no Rio de Janeiro em 1937.
- Desde criança demonstrava interesse pelas forças armadas, levando a

Relacionados

  • Estratégia de saúde da família
    606 palavras | 3 páginas
  • Pc computador
    168367 palavras | 674 páginas