ddfsd

840 palavras 4 páginas
RESENHA DO DOCUMENTARIO : EDUCAÇAO PROIBIDA

A Educação Proibida é um documentário sem fins lucrativos, realizado por um grupo de jovens estudantes de cinema que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas e não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo,alem disso se propõe também a alimentar e lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola atual, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.
O documentário inicia com uma demonstração do Mito da caverna de Platão, ou seja , a distinção do que é realidade e o que é conhecimento. No decorrer dos fatos narrados diferentes educadores pontuam que a educação precisa ser reformulada com urgência e questionam o que faz o aluno a não aprender, o que esta faltando na escola para que ela melhore, que metodologias adotar. Especificam também que esses déficits estão principalmente nas escolas latinas e que as escolas tradicionais não acompanham os novos paradigmas da educação moderna.
Menciona também a realidade de uma escola em uma comunidade onde a educação não é uma prioridade para os pais das crianças que, na maioria dos casos, têm de ajudar a família trabalhando ou casando-se muito cedo.
Destaca também um dos assuntos mais importantes para a vida em sociedade, a educação é discutida e remontada desde os seus primórdios até os dias de hoje, remontando e informando como, por que e para que ela surgiu e foi moldada. Busca mostrar como as ações diárias educacionais estão condicionadas ao fracasso, pois não são pensadas a cada situação.
Entretanto,os relatos de experiências escolar foram feitos através de entrevistas e observação . Logo a partir dessas reflexões surgem criticas, ano após ano, propostas e praticas que pensaram e pensam a educação de uma forma diferente. Assim, propõe também

Relacionados

  • Ddfsd
    329 palavras | 2 páginas