ddffff

1074 palavras 5 páginas
Resumo de história

Era Vargas: Vargas chega ao poder com a Rev. De 30 ( Washington Luis quebra com a alternância de poderes,e indica um pres. de SP.Então,RS,MG E PA,criam a aliança liberal como oposição,e apresentam G.V... J.Prestes ganha ,mais não leva,pois W.L errou em iniciar perseguições pós-eleitoral contra os vencidos,possibilitando uma revolta armada,por pressões dos tenentiras e da classe media.G.V(RS) invade o RJ e vai ocupando territórios.Vendo que não dava pra resistir,depuseram W.L,e entregaram o cargo a Vargas. ),sob apoio tenentista.Vargas Desenvolveu o populismo: (modelo político de busca de apoio das massas urbanas através dos meios de comunicação de massa,e liderança carismática)
3 etapas:
1ª Governo Provisório-Vargas vai atrás de alianças.ex: Igreja:Disse que teria uma ensino religioso no país.-Elites Regionais:Disse que o BR vai ser do trigo,do arroz...-Trabalhadores:Beneficios.
Revolução Constitucionalista: 1934:Constituição:Voto secreto e feminino .....e 1ª eleição Indireta(só quem fez as constituições)
Rev.Constitucionalista:G.V derrota SP,mais fornece o desejo deles(criação da CLT).
2ª Governo Constitucional:G.V aproveita o contexto internacional(crise do liberalismo,ascensão do socialismo,ascensão do nazifacismo).
No BR: AIB(Integralistas/inspiração fascista) X ANL(aliancistas,socialistas,queriam promover a rev.socialista)
-GV manda fechar a ANL e os aliancistas fazem a Intentona Comunista(n deu certo).Essa Intentona despertava medo na burguesia ,elite e classe media pois iam perder a propriedade.
- Em 1937 Gv anuciou a descoberta de um plano secreto de invasão comunista no Brasil(Plano Cohen—mentira).Isso Vargas usou para cancelar as eleições,e ficar mais no poder.
3ª Estado Novo: Nova Constituição- a de 1937-ditatorial,onde apenas G.V tinha poder,e todos os partidos são fechados,inclusive a AIB.Não houve resistência ao golpe pois a sociedade brasileira tinha um caráter autoritário,com a conseqüente fragilidade das

Relacionados