ddfcdvdvcdvdv

1386 palavras 6 páginas
25/5/2014

Reciclagem NR10 - Básico

ONTUSÕES
Quando o local da contusão fica arroxeado, é sinal de que houve hemorragia ou derrame por baixo da pele. O acidentado sente dor e o local fica inchado.
Primeiros Socorros em Contusões
- Repouso da parte contundida.
- Aplique compressas frias ou saco de gelo que a dor e a inchação tenha diminuído.
- Posteriormente podem ser usadas compressas de água quente para apressar a cura e a diluição do edema.

QUEIMADURAS
Toda e qualquer lesão decorrente de ação do calor sobre o organismo, á uma queimadura. São exemplos de queimaduras: contato direto com chama, brasa ou fogo; vapores quentes; líquidos quentes; sólidos superaquecidos ou incandescentes; substâncias químicas; biológicas (água-vivas, caravelas etc.); emanações radiativas; radiações infravermelhas e ultravioletas (em aparelhos, laboratórios ou desvios ao excesso de raios solares); eletricidade.
Queimaduras externas classificam-se em:
A. Superficiais - Quando atingem algumas camadas da pele.
B. Profundas - Quando destruição total da pele.

Classificação em Graus
1º Grau - Lesão das camadas superficiais da pele: edema, dor local suportável, não formação de bolhas. Exemplos: causadas por raios solares.
2º Grau - Lesão das camadas mais profundas da pele; formação de flitemas (bolhas); desprendimento da camada da pele; dor e ardência locais de intensidade variável.
3º Grau - Lesão de todas as camadas da pele; comprimento de tecidos mais profundos, podendo ir até o osso. http://institutosc.com.br/v3/perfil_curso.php?id=8 1/11

25/5/2014

Reciclagem NR10 - Básico

Obs.:

Queimaduras de 1º, 2º, 3º, graus podem se apresentar no mesmo paciente.

O risco de vida (gravidade do caso) não está no grau da queimadura - reside na extensão da superfície atingida, devido ao estado de choque e a maior possibilidade de contaminação
(infecção).
Quanto maior a área queimada, mais grave é o caso!
Tem-se uma idéia aproximada da superfície da

Relacionados