Ddewd

620 palavras 3 páginas
Nome: Guilherme Otávio Moraes Chaves Matricula: 201210243
Turma: 7ª

A partir dos dados mostrados na aula do dia 23 de maio de 2012, às 7 horas da manhã, apresento a ´´Resenha``.
Resenha é um texto que apresenta um assunto, sendo esse assunto um outro texto, uma musica, um filme. Esse texto possui um caráter opinativo, podendo ser positivo ou negativo.
O resenhador deve adotar uma postura seletiva destacando aspectos relevantes da obra, por isso utiliza os verbos no indicativo, dando certeza de tudo que ele opina, usar uma linguagem formal e ser persuasivo.
A resenha é dividida em quatro partes: Apresentar, Descrever, Avaliar, Recomendar.
A apresentação de uma resenha consiste na introdução breve da obra, tema abordado pelo livro, filme, musica ou qualquer outra obra. O autor deve contextualizar o seu leitor sobre o assunto que será objeto da resenha.
A descrição é necessária, pois o resenhador deve mostrar o assunto de cada tópico apresentado na obra.
A avaliação requer que o texto seja escrito de forma acadêmica, mostre dados do autor e se as informações são de grande importância. Já a recomendação serve para que o leitor veja se a obra mostrada na resenha mereça ser consumida. Assim, é necessário que mostre as informações do autor, opinião do resenhador e mostre um publico alvo. Para a complementação de uma resenha e melhor entendimento, pode ser colocado imagens, gráficos, exercícios, referencias, dentre outros.

No segundo momento da aula, foi apresentado o assunto ´Oralidade e Letramento`.
Oralidade é definido como transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.
Letramento é definido como resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
É preciso diferenciar que a oralidade está ligado à fala, já o letramento está

Relacionados