dddssaSAS

5265 palavras 22 páginas
Respostas :1) A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em observações do cotidiano, em hábitos, em tradições, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam coerentes e digam a verdade sobre a realidade. Exemplos: Diferenças entre furto e roubo; mito de que ingerir alimentos ditos "remosos" no pós -operatório infecta a ferida cirúrgica.

Caso 2

Respostas : 1) Cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, relações familiares, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos , conflitos sociais e movimentos políticos. Tais conhecimentos podem ser aplicados na solução de problemas nas áreas de educação, saúde, violência urbana, entre outros seria de muita valia para Oswaldo Cruz ter recorrido ao estes profissionais certamente eles trariam soluções para tais como a de orientar e esclarecer a população da época evitando assim os conflitos por falta de informação e preraro dos agentes sanitários e de todos os profissionais envolvidos na campanha.
Com a falta de informação a população estava confusa e descontente. A cidade parecia em ruínas, muitos perdiam suas casas e outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos mata-mosquitos, que agiam acompanhados por policiais. Jornais da oposição criticavam a ação do governo e falavam de supostos perigos causados pela vacina. Além disso, o boato de que a vacina teria de ser aplicada nas "partes íntimas" do corpo (as mulheres teriam que se despir diante dos vacinadores) agravou a ira da população, que se rebelou.Certamente com esclarecimento dos fatos tudo teria se dado de forma pacifica.
Caso 3 1)O método antropológico usado por Boas foi o trabalho de campo. Este método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado

Relacionados