dddododo

1224 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: AMÉRICA II

Com base em textos sobre a vida material (economia) e aspectos de ordem imaterial( religião, cultura), trace um perfil do mundo colonial espanhol, atentando para as dimensões étnicas -raciais e de classes.

No que tange a economia em primeira instância é necessário falarmos do comércio atlântico que se dava entre Espanha e América e vice-versa (Carrera). Tal ligação se dava através do oceano atlântico, através dos navios, mas não eram mercadorias eram transportadas, mas também pessoas, modos de vida e culturas.

A caravela por muito tempo foi o principal meio de transporte utilizado era rápida e com boas condições de navegabilidade. Depois foi substituída pelas naus e galeões. A vida dos marinheiros era muito pobre, suja, com má alimentação, doenças e muitas mortes e entre eles incluíam-se pequenos criminosos, bêbados, condenados e escravos. Mas haviam também marinheiros especializados que vinham de famílias que trabalhavam no mar e por isso acabavam assumindo os mais altos postos. A tripulação era muito importante para garantir o sucesso de um viagem, por isso os donos das embarcações sempre levavam mais homens do que o necessário, pois o número de mortes em alto-mar era muito grande diante das péssimas condições a que estavam expostos.

O peso, volume, perecibilidade e lucratividade também eram também uma grande preocupação em razão dos limites impostos pelo tamanho do navio, velocidade e distância percorrida. Quanto mais distante a mercadoria fosse produzida, menor seria o volume transportado, assim o Oceano Atlântico próximo estava em vantagem. Isso, não se aplicava a prata, porque poderia ser transportada até mesmo do extremo atlântico em razão de seu grande valor e ao fato das principais reservas se encontrarem no México e no Peru.

A exploração mineradora foi à atividade econômica mais importante na América Espanhola, na

Relacionados