dddffge

4044 palavras 17 páginas
Materiais Cerâmicos Para Construção Civil
INTRODUÇÃO
O emprego de materiais cerâmicos em construções existe desde as primeiras civilizações. A história mostra a diversidade do uso desse material, que passou por diversas civilizações e foi trabalhado de inúmeras formas. A facilidade para a fabricação e a grande quantidade da matéria prima tornaram a cerâmica indispensável à humanidade desde o início dos tempos
Mesmo com as variadas opções de materiais disponíveis no mercado, as características de resistência mecânica, conforto, estética, durabilidade e custo geralmente menor, fazem o material cerâmico importante e, ainda, muito utilizado na construção civil.
Os materiais cerâmicos são aqueles compostos em grande parte de argila e muito utilizados na construção civil. São polifásicos, com elementos metálicos e não metálicos. As várias fases possibilitam combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Com isso é possível a obtenção de materiais cerâmicos para uma vasta aplicação na engenharia.

1. Materiais Cerâmicos
Introdução (Histórico de utilização, definição de materiais cerâmicos - composição, características). Processo de produção.
Tijolos maciços (como são produzidos, tipos, resistência, normas relacionadas).
Blocos cerâmicos (como são produzidos, tipos, resistência, normas relacionadas).
Telhas cerâmicas (como são produzidos, tipos, resistência, normas relacionadas).
Tubos cerâmicos ou manilhas (como são produzidos, tipos, resistência, normas relacionadas)

Tipo: Tijolinho de barro
Características: é uma evolução do tijolo de adobe, o tijolinho é maciço (sem furos).
Matéria prima: barro cosido.
Resistência mínima permitida: 1,0MPa.
Máximo de absorção de água permitida: 10 e 18%.
Tamanhos: 0,19 x 0,09 x 0,057 e 0,24 x 0,115 x 0,052
Vantagens e desvantagens: tem um preço baixo, mas é um tijolo bem pequeno aumentando o gasto de argamassa e tempo de conclusão

Relacionados