dddddddddddddg

1938 palavras 8 páginas
EEEFM “PROFESSOR JOÃO LOYOLA”

Carla Kely
Nathália Souza
Jéssica Brito

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Serra , 2014.

Sumário

Introdução 1
Água 2
Petróleo 3
Granito 4
Energia 5
Bibliografia 6

Introdução
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro.Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas, tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.
O granito é um tipo comum de rocha ígnea. Essas rochas são formadas quando o magma é resfriado na camada subterrânea, criando uma pedra plutônica. Ela é extremamente resistente e densa, o que a torna uma substância ideal para usos de construção em itens como bancadas ou pisos.
Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um

Relacionados