dddd

Páginas: 2 (469 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2013
Sempre que nos referimos sobre a presente tríade (título, tema e parágrafo),  relacionamo-na às partes elementares pelas quais se perfaz toda construção textual. Considerando que esta requerhabilidades por parte do emissor, e que, sobretudo, compõe-se de técnicas específicas, enfatizaremos a seguir sobre a importância, conceito e aplicação referente aos três elementos anteriormente mencionados.Em se tratando da composição de um texto, torna-se necessário, antes de qualquer procedimento, sabermos o assunto sobre o qual iremos discorrer. Conjuntamente a isso, e de maneira essencial,elencarmos todas as ideias e argumentos que a ele são peculiares. 

Atenhamo-nos, em uma primeira instância, ao tema, haja vista que esse se refere à ideia-núcleo, proporcionando ao emissor uma gama deposições a serem discutidas acerca de um determinado assunto. 

Contextualizando-o aos casos de maior recorrência, apontamos a maioria dos concursos públicos e vestibulares, dentre os quais sãodisponibilizados uma multiplicidade de coletâneas, sejam elas matérias jornalísticas, charges, cartuns, poemas, fragmentos de obras literárias, entre outras. Todas retratando sobre a mesma unidadetemática.

Definidos os propósitos sobre os quais incidirão de forma direta na exposição das ideias, é chegado o momento de focalizarmos nossas atenções para o título do texto, mesmo porque já apreendemosque o tema caracteriza-se por apresentar uma abrangência um pouco mais ampla. Já o título, sintetiza a ideia ora em discussão, individualizando-a, tornando-se de fundamental importância para a produçãotextual. 

Faz-se necessário que o mesmo esteja em consonância com o tema e, principalmente, se mostrando atrativo, com vistas a despertar a curiosidade no leitor para se interagir com o discursoapresentado, pois a coerência, um dos elementos também considerados primordiais, começa a partir do próprio título. Daí a importância de se preservar a essência, ou seja, a própria intencionalidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dddd
  • dddd
  • Dddd
  • Dddd
  • Dddd
  • dddd
  • dddd
  • dddd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!