DCZD

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
As relações entre o trabalho e o capital
Introdução
As relações de produção na sociedade capitalista, segundo a visão marxista envolvem os proprietários do capital, dos meios de produção; a classe capitalista e os proprietários da força de trabalho; a classe dos trabalhadores, nesta relação ocorre sempre a luta de classes.
O relacionamento patrão-empregado pode ser paternalista, se umaempresa acha que deve proteger seus empregados. Pode ser autocrático, se a empresa prefere domina-los ou pode ser participativo, se os empregados são ouvidos nas decisões.
Movimento operário ao longo da história
A transformação completa nas estruturas da sociedade, que permitiu a existência de trabalhadores livre e de mercadorias de trabalho aconteceu no final do século 18 na Inglaterra, onde seiniciou a revolução industrial, antes disso os trabalhadores não eram livres; eram protegidos pelas associações, paróquias ou relações servis. Haviam leis inglesas de proteção aos pobres, elas barravam a comercialização do trabalho, foram abolidas em 1834 e surgiu a nova lei dos pobres, que dividia os pobres entre os que eram independentes e os que deveriam ser protegidos, ocorreram muitascontradições nesse período.
Quando foi abandonado a sua própria sorte o trabalhador tornou-se livre para vender sua força de trabalho, porem as condições de trabalho eram péssimas: jornadas diárias de 12 ate 16 horas, moradias imundas, pagamentos baixos, infantil etc.
Após vários conflitos entre trabalhadores e patrões começaram a surgir câmaras sindicais e associações de empregados para representaros trabalhadores. O movimento ludista iniciou-se na Inglaterra, sem serem ouvidos os trabalhadores começaram a quebrar as maquinas. A passagem de manufaturas pequenas para a produção em escala implicava em mais trabalho em escala e menores pagamentos.
Alguns patrões compreenderam os anseios desta nova classe operária e anteciparam-se à mudança, um deles foi Robert Owen, considerado um socialistautópico; foi um dos pioneiros que lançou as bases para o cooperativismo, recusava-se a empregar crianças e tratava empregados com grande respeito. Para ele bons salários e boas condições de trabalho poderiam existir com lucro e sucesso nos negócios.
A luta dos operários tornou-se mais organizada após o século 19; a luta dos trabalhadores europeus foi em torno da jornada de trabalho, levando-semais de 50 anos para uma redução para 8 horas, e também lutaram pelo limite de idade, proteção as mulheres, repouso semanal e etc.
Em 1865 foi concedido o direito ao voto dos trabalhadores. Por volta de 1970 com o progresso tecnológico os trabalhadores passaram a exigir mais; reivindicavam por eleições para compor conselhos de fabrica ou representantes, queriam se manifestar e serem ouvidos. Omovimento operário havia se tornado uma força em quase todos os países industrializados e os sindicatos eram respeitados. A luta operária nunca deixou de se fazer presente.
Atualmente o movimento operário luta por empregos, por ação política, a maior luta para influenciar nas decisões econômicas.
Sindicalismo
O sindicato é uma associação para a defesa e representação dos interesses comuns deseus membros. A função do sindicato para o pensador Gramsci está ligada ao regime de propriedade privada, porque ele busca controlar os meios de produção, ter poder sobre os salários. Já para Marx a função do sindicato é organizar a classe trabalhadora para a luta de classes e reforma da sociedade em direção ao socialismo.
Tipos de atuação sindical
Sindicalismo anárquico: segue o ideal de umasociedade concebida sem governo, a harmonia é obtida por acordos, para os anarquistas o sistema de salários e a produção capitalista atrapalham o progresso.
Sindicalismo pragmatista: busca resultados concretos, visando construir uma realidade melhor no trabalho, prefere a ação sindical em forma de negociação por empresa.
Sindicalismo ideológico-politico: apoiado nas ideias marxistas visa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!