dcnt

Páginas: 3 (562 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O Ministério da Saúde lançou, na quinta-feira 18 de agosto, o Plano de Ações para Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Construído em parceria com diferentes setores dogoverno e da sociedade civil, o plano prevê um conjunto de medidas para reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares como infarto eacidente vascular cerebral (AVC).

No Brasil a taxa de mortalidade prematura – até os 70 anos - por este tipo de doença é de 255 a cada grupo de 100 mil habitantes. Com a proposta, espera-se chegara taxa de 196 por 100 mil habitantes em 2022.O Plano, que reúne ações para os próximos dez anos, é a resposta brasileira a uma preocupação mundial: estima-se que 63% das mortes no mundo, em 2008,tenham ocorrido por DCNT; um terço delas em pessoas com menos de 60 anos de idade.

Diante do avanço global dessas doenças, a Organização das Nações Unidas (ONU) abordará o tema na próxima AssembleiaGeral de alto nível, que ocorrerá em Nova York (EUA), em setembro, quando serão estabelecidos compromissos e prioridades mundiais, nessa ocasião a presidenta Dilma Roussef apresentará o PlanoBrasileiro. Esta será a terceira vez que um tema da Saúde entra na pauta da reunião de alto nível da ONU – os temas anteriores foram Poliomielite e Aids.

No Brasil, as DCNT concentram 72% do total de óbitos,segundo dados de 2009 do Sistema de Informação de Mortalidade – percentual que representa mais de 742 mil mortes por ano. As que mais matam são as doenças cardiovasculares (31,3%), o câncer (16,2%),as doenças respiratórias crônicas (5,8%) e o diabetes mellitus (5,2%) – veja quadro abaixo.

Fatores de Risco

Entre as estratégias previstas para a década 2012-2022, estão ações de vigilância,promoção e cuidado integral da saúde. Nesse processo, as ações da prevenção atuarão a partir dos fatores de risco que podem ser modificados e são comuns aos quatro grupos de DCNT que mais matam. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DCNT
  • DCNTS
  • DCNT
  • Dcnts
  • DCNTs Resumo
  • Saúde do adulto
  • perguntas sobre DCNT
  • A construção da vigilância de dcnt e de seus fatores de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!