Dciqq

318 palavras 2 páginas
Em física, o empuxo é uma força de reação descrita quantitativamente pelas segunda e terceira leis de Newton. Quando um sistema expele ou acelera massa em uma direção, a massa acelerada vai causar uma força de igual magnitude mas em sentido oposto.
Pássaros normalmente conseguem empuxo durante o voo batendo suas asas.
Em engenharia mecânica, a força aplicada a uma superfície em uma direção perpendicular a essa superfície, é chamada empuxo.
Índice [esconder]
1 Exemplos
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
Exemplos[editar]

Forças num aerofólio em voo.
Em termos aerodinâmicos, um avião gera empuxo para a frente quando o ar é empurrado na direção oposta ao voo. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo as lâminas móveis de uma hélice, ou uma turbina, empurrando o ar na parte traseira de um motor a jato, ou expelindo gases quentes de um motor de foguete.
Um foguete é impulsionado adiante por uma força de empuxo igual em magnitude , mas oposta no sentido, a taxa de tempo de momento dos gases de exaustão acelerados da câmara de combustão para o bocal. Esta é a velocidade de exaustão em relação ao foguete, vezes a taxa de tempo em que a massa é expelida, ou em termos matemáticos:
\mathbf{T}=\frac{dm}{dt}\mathbf{v} onde:
T é o empuxo gerado (força) \frac {dm} {dt} é a taxa de massa em relação ao tempo (taxa de fluxo de massa na exaustão); v é a velocidade dos gases de exaustão medida em relação ao foguete.
Para o lançamento vertical de um foguete, o empuxo inicial precisa ser maior que o peso.
Ver também[editar]

Força aerodinâmica
Empuxo vetorial, o sistema de empuxo mais comum nos foguetes modernos

Relacionados