dbxbx

829 palavras 4 páginas
Parte da introdução
Este texto retrata de forma clara e sucinta a través dos indicadores sociais e dos processos de trabalhos e interação do Serviço Social, sobretudo nas redes sociais que vêm ganhando espaço e ampliando o interesse dos profissionais, já que retrata a manifestação do povo brasileiro de uma forma muito presente e atuante. Partindo dessa premissa o assistente social tem a oportunidade de analisar as expressões da questão social presentes também nas redes de uma forma muito aflorada, já que têm sido local de várias manifestações que expressam ideias e opiniões diversas que retratam a condição do povo brasileiro, mais expressa às insatisfações e deficiências que atingem a população, sobretudo os mais pobres, através de denúncias, reclamações e protestos. As redes sociais tem sido o local em que o cidadão se comunica livremente sem se calar, sem medo e com o coração.
Apesar de ser uma rica ferramenta para o serviço social é também mais um desafio nos processos de desenvolvimento de seu trabalho.
Desenvolvimento
O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho; ou seja, tem nela o elemento central da relação profissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis, políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilizados socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias).
É importante salientar que esta questão por muito tempo esteve relacionada à “disfunção” ou “ameaça” de alguns indivíduos à ordem social. Seu reconhecimento deu-se na segunda metade do século XIX, a partir da emergência da classe operária e seu ingresso no cenário político, na luta em prol dos direitos relacionados ao trabalho e na busca pelo reconhecimento de

Relacionados