dbxbx

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Parte da introdução
Este texto retrata de forma clara e sucinta a través dos indicadores sociais e dos processos de trabalhos e interação do Serviço Social, sobretudo nas redes sociais que vêmganhando espaço e ampliando o interesse dos profissionais, já que retrata a manifestação do povo brasileiro de uma forma muito presente e atuante. Partindo dessa premissa o assistente social tem aoportunidade de analisar as expressões da questão social presentes também nas redes de uma forma muito aflorada, já que têm sido local de várias manifestações que expressam ideias e opiniões diversas queretratam a condição do povo brasileiro, mais expressa às insatisfações e deficiências que atingem a população, sobretudo os mais pobres, através de denúncias, reclamações e protestos. As redes sociaistem sido o local em que o cidadão se comunica livremente sem se calar, sem medo e com o coração.
Apesar de ser uma rica ferramenta para o serviço social é também mais um desafio nos processos dedesenvolvimento de seu trabalho.
Desenvolvimento
O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho; ou seja, tem nela o elemento central da relaçãoprofissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis,políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilizados socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros,homossexuais e suas respectivas famílias).
É importante salientar que esta questão por muito tempo esteve relacionada à “disfunção” ou “ameaça” de alguns indivíduos à ordem social. Seu reconhecimento deu-sena segunda metade do século XIX, a partir da emergência da classe operária e seu ingresso no cenário político, na luta em prol dos direitos relacionados ao trabalho e na busca pelo reconhecimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!