Davinciprojetomecanica

2329 palavras 10 páginas
PROJETO MÁQUINAS DE LEONARDO DA VINCI –
DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E TRABALHO EM
EQUIPE
Carlos Maurício Sacchelli – Carlos.sacchelli@gmail.com
Centro de Engenharia da Mobilidade – UFSC
Campus Universitário S/N
89219-905 – Joinville - SC
Ana Paula Testa Pezzin – anapezzin@yahoo.com.br
Faculdade de Engenharia Mecânica - UNIVILLE
Campus Universitário S/N
89219-905 – Joinville - SC
Altair Carlos da Cruz – altaircruz@yahoo.com.br
Faculdade de Engenharia Mecânica - UNIVILLE
Campus Universitário S/N
89219-905 – Joinville - SC

Resumo: As discussões em relação à formação do engenheiro e suas novas competências têm sido motivo de pesquisas e debates no meio acadêmico. Alguns cursos de engenharia já possuem um projeto político pedagógico e práticas de ensino que contemplam estas novas competências do futuro engenheiro. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma prática de ensino, abordada nas disciplinas de projeto em engenharia mecânica, introdução a engenharia e metodologia da pesquisa, realizada em um curso de engenharia mecânica que, contando com a interdisciplinaridade, trabalho em equipe, pesquisa e aulas práticas, abordou com criatividade o tema de projetos mecânicos, área esta de extrema importância para a formação de um engenheiro mecânico. Os resultados obtidos validam a prática realizada. Palavras-chave: prática de ensino, criatividade, projetos mecânicos.
1

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho necessita de profissionais capazes de atender a vários requisitos, sejam estes, de termos cognitivos, de habilidades e articulação em contexto social, como a capacidade de negociar, de se associar e atuar competitivamente.
Para alcançar estes objetivos, de acordo com Formiga (2006), os cursos de engenharia devem: - aproximar a universidade e empresa, conjugando teoria e prática;
- ter projetos com foco em responsabilidade social e desenvolvimento regional;
- ter projetos educacionais que estimulem o aprender a aprender e o aprender a empreender; - apoio à inovação.

Relacionados