David hume e rené descartes

Páginas: 11 (2739 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Introdução

O pensamento de René Descartes e David Hume, respectivamente.
René Descartes nasceu em França a 31 de Março de 1596 e é considerado o pai da Filosofia Moderna. Filósofo, físico e matemático, é conhecido sobretudo, pela célebre frase: “Penso, logo existo!”
Começou a sua formação num colégio jesuíta, sendo que em seguida estudou Direito, apesar de nunca ter exercido.
Ao longo dasua vida, deixou uma vasta obra matemática, física e filosófica. Se na matemática foi inovador ao lançar as bases da geometria analítica e na física defendeu o modelo heliocêntrico, é à filosofia que ele dedica a maior parte da sua obra. Revolucionário, inaugurou o racionalismo da Idade Moderna e são poucas as obras de epistemologia, datadas depois da sua morte, que não o citam.
Apesar de católicoe de inclusive ter apresentado a prova da existência de Deus no seu entender, a Igreja nunca o viu com bons olhos por questionar sucessivamente a sua influência no campo do conhecimento. Aliás, todas as suas obras, foram colocadas no seu Índice de Livros Proibidos.
Durante a sua vida viveu na Alemanha, na Holanda e Suécia, onde morreu de pneumonia a 11 de Fevereiro de 1650.
Já David Hume,defendeu a corrente filosófica oposta a Descartes.
Nascido em Edimburgo a 7 de Maio de 1711, o filosofo e historiador escocês frequentou a universidade local e complementou a sua formação em França onde concluiu o Tratado da Natureza Humana, que se tornou no expoente maior da sua vasta obra, apesar de aquando da sua publicação ter estado de longe de ser considerado um sucesso, o que fez com quealterasse alguma da sua forma.
Com uma vida muito instável, Hume foi recusado por algumas universidades, enveredando pela vida militar que deixou para trabalhar numa biblioteca, donde saiu para secretário de uma Embaixada entre outros importantes cargos públicos.
Percursor de Kant, levantou o problema da origem do conhecimento e deu bastante importância à experiência.
Era ateu, o que contribuiu paraque também as suas obras fossem postas no Índice de Livros Proibidos da Igreja Católica.
Assumindo-se como favorável à independência dos Estados Unidos da América, a sua influência está bem patente na Constituição Americana.
Morreu em Edimburgo a 25 de Agosto de 1776, com 65 anos.
Após estas pequenas biografias dos dois filósofos, passarei agora então, a dar a conhecer as suas teorias.
ICapitulo

A Probabilidade do Conhecimento

Será o conhecimento certo ou não? Será que podemos ter a certeza absoluta de algo? De facto o ser humano tem fome de certeza em muitas das situações do dia a dia. Certeza do passado, do presente e até do futuro. René Descartes e David Hume dividiram-se ao tentar dar uma resposta para esta questão.
Descartes, tomou a posição de que o conhecimento é umacerteza indubitável.
Tal decorre do enquadramento histórico, do fim do século XVI e início do século XVII marcado pelo Renascimento, baseado na valorização do papel do Homem no Mundo, que desenvolve a paixão pela descoberta, visto dar conta que existem várias ideias para além das que vinha aceitando como certas. Decorre também de uma das suas maiores paixões: a matemática. Para ele, a probabilidadeepistemológica é uma probabilidade irrefutável tal como é a probabilidade matemática de “atirar dois dados e sair um duplo 6 ser de uma para 36” tal como explicou Bertrand Russel (1872-1970).
Para atingir o conhecimento, Descartes desenvolveu o seu próprio método baseado sobretudo na dúvida, base do cepticismo.
No entanto, vemos que a dúvida em Descartes, é metódica, ou seja, é um caminho, ecoloca-se sempre no início de um processo epistemológico de reflexão e nunca num fim. No Discurso, afirma que para se chegar ao conhecimento é necessário que se negue “como absolutamente falso” tudo aquilo em possamos imaginar a menor dúvida desde a existência de um mundo ou de dois mais três serem cinco. A partir daí, ou seja, começando pelos pensamentos mais simples e mais fáceis de conhecer,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descartes vs david hume
  • Teoria de descartes e david hume
  • Descartes e David Hume
  • René Descartes, John Locke, David Hume, Immanuel Kant e Auguste Comte
  • Resumo filosofia
  • » Filosofia rené descartes, francis bacon, john locke, george berkeley, david hume e immanuel kant
  • Relatório: rené descartes, francis bacon, john locke, george berkeley, david hume e immanuel kant.
  • David Hume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!