David Hume - Relações Internaciosnais

3508 palavras 15 páginas
David Hume
Impressões e ideias
A teoria do conhecimento de Descartes baseia-se inteiramente na razão. Descartes pensa que as crenças básicas, nas quais se funda todo o conhecimento, em nada dependem dos sentidos. Na verdade, sem as crenças básicas racionais, Descartes pensa que não pode haver justificação para aceitar as impressões dos sentidos. Hume, contudo, tem uma perspetiva inteiramente oposta. Hume defende que tudo o que ocorre na nossa mente mais não é do que perceções. No entanto, todos compreendemos a diferença entre sentir e pensar. Essa diferença é explicada porque, segundo Hume, há duas classes de perceções: as impressões e as ideias.

Sentir é lidar com impressões, as quais tanto podem incluir as nossas sensações externas – sensações auditivas, visuais, olfativas, tácteis e gustativas – como os nossos sentimentos internos – emoções e desejos. Pensar é uma questão de ideias. Quando, por exemplo, recordamos ou imaginamos algo, estamos a lidar com ideias e não diretamente com impressões.
Mas ainda que, quando pensamos, não estejamos a lidar diretamente com as impressões, todas as nossas ideias são cópias das nossas impressões. Não há ideias que não sejam precedidas por impressões, sustenta Hume. Ele defende que a diferença entre as impressões e as ideias reside apenas na sua intensidade e vivacidade: as impressões são mais intensas e vivazes do que as ideias (estas são cópias enfraquecidas daquelas). Por exemplo, quando vemos algo e temos uma impressão de azul (por exemplo o azul do céu), temos uma impressão mais intensa e vivaz do que quando pensamos ou recordamos o azul do céu. Como é natural, a cópia é menos intensa e vivaz do que a impressão que lhe dá origem.
Tudo isto tem implicações óbvias quanto à origem das nossas ideias e ao tipo de conhecimento que podemos alcançar. A origem e o fundamento das nossas ideias e crenças só pode encontrar-se nas nossas impressões.
A tese defendida por David Hume é a seguinte: “Todas as nossas ideias, ou

Relacionados