davdoff

711 palavras 3 páginas
Questões
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). R: O pensamento que Newton teve para, partindo da fruta que caía da árvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade (fato científico).

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. R: O senso comum é algo que faz parte do nosso cotidiano, fatos que estamos acostumados a viver. É um tipo de conhecimento que vamos acumulando durante a vida. Um exemplo claro de senso comum é atravessar a rua e ter a percepção que o automóvel não te atingirá mesmo que não tenha medido a distancia.

3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: Visão mundo é algo mais simples se comparado ao senso comum. Enquanto o senso comum precisa de um tempo para integrar as coisas, a visão mundo age de forma mais rápida, sem demora no processamento de ideias.

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”. Esses são exemplos de conhecimento da psicologia apropriados pelo senso comum.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
R: Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso comum. ARTE: traduz emoção e sensibilidade. RELIGIÃO: conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais. FILOSOFIA: especulação sobre origem e significado da existência humana. CIÊNCIA: especialização do conhecimento até atingir nível de sofisticação.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Fatos ou aspectos da realidade, com objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: SENSO COMUM: é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, baseando em pesquisas, investigações metódicas e

Relacionados