datawarehaouse

2580 palavras 11 páginas
QUINTA ATIVIDADE DE DATA WAREHOUSE
Valor da Atividade: 3.0
Atividade referente às aulas 01 a 20 da plataforma.
Esta atividade procura dar um enfoque mais prático utilizando as tecnologias definidas nas aulas da plataforma. QUESTIONÁRIO

01 – A seu ver qual a importância de um Banco de Dados Data Warehouse para a tomada de decisões nas organizações, cite um exemplo prático para as suas exposições.
A importância do banco de dados Data warehouse é o processo de integração dos dados corporativos de uma empresa em um único repositório a partir do qual os usuários finais podem facilmente executar consultas, gerar relatórios e fazer análises. Um data warehouse é um ambiente de suporte à decisão que alavanca dados armazenados em diferentes fontes e os organiza e entrega aos tomadores de decisões da empresa, independente da plataforma que utilizam ou de seu nível de qualificação técnica. Resumindo, data warehouse é uma tecnologia de gestão e análise de dados.
Ex: O uso de um Data warehouse para processamento de informações está associado a consideráveis benefícios de custo, economia de tempo e aumento de produtividade.

02 – Faça um comparativo das vantagens e desvantagens de um Banco de Dados distribuídos e um BD centralizado. Ilustrando com exemplos práticos este comparativo.
Os sistemas de banco de dados existem de duas formas: os sistemas de bancos de dados centralizados e os sistemas de bancos de dados descentralizados ou distribuídos. Em um banco de dados centralizado, todos os integrantes do sistema ficam em um mesmo computador ou site (um local onde algo se baseia).
Os integrantes dos sistemas são os dispositivos para armazenamento, o software (aplicativos) de gerenciamento de banco de dados e todos os dados. Este tipo de banco de dados centralizado pode ser acessado por vários terminais diferentes conectados ao site, porém o SGBD e todos os dados estão situados em um único site.
Com o progresso, melhoria, nas áreas de bancos de dados e

Relacionados