dasdsasa

569 palavras 3 páginas
Além dos diversos fatores sociológicos e psicológicos que contribuem para os diferentes padrões de comportamento do consumidor, as variáveis situacionais também afetam o processo de decisão de compra e são compostas da seguinte seqüência de atividades: 1) reconhecimento do problema, 2) busca de informações, 3) avaliação e seleção da marca, 4)escolha da loja e compra e 5) processos de pós-compra.

Em adição, a situação em que uma compra é feita pode influenciar o comportamento do consumidor. Os profissionais de marketing têm de entender de que modo as situações de compra, de uso e de descarte influenciam os consumidores para desenvolverem estratégias de marketing que aumentem a compra de seus produtos.

As cinco dimensões ou características situacionais são o ambiente físico, o ambiente social, as perspectivas temporais, a definição da tarefa e os estados antecedentes.

O ambiente físico inclui decoração, sons, leiaute, cores, o piso, a vestimenta, o comportamento dos vendedores, aromas, iluminação, clima e arrumação das mercadorias ou outros materiais em torno do objeto de estímulo.

A soma de todas as características físicas de um ambiente varejista é denominada ambiente ou atmosfera da loja, que influencia o julgamento dos consumidores em relação à qualidade e à imagem da loja e também influencia o humor dos compradores e sua vontade de entrar e demorar na loja.

A atmosfera é denominada cenário de serviço quando descreve uma empresa de prestação de serviço, como um banco, um restaurante ou um hospital.

As características físicas e os sentimentos e a imagem que elas criam tornam-se cada vez mais importantes à medida que aumentam os motivos hedonistas e o tempo envolvido na prestação do serviço.

O ambiente social são os outros indivíduos presentes na situação específica. As ações das pessoas freqüentemente são influenciadas por aqueles que estão à volta. O constrangimento, por exemplo, é uma emoção negativa influenciada tanto pelo consumo

Relacionados