dasdasasd

616 palavras 3 páginas
dafadfdfadlização de um gerador de corrente contínua pode ocorrer todo um conjunto de fenómenos que alterem o comportamento dos diferentes elementos constituintes da máquina — circuito magnético, circuito eléctrico e os orgãos mecânicos. Por isso há necessidade de periodicamente verificar o comportamento destes elementos através de inspecções visuais ou de ensaios, o que constitui um conjunto de medidas de prevenção integradas na manutenção do sistema eléctrico em que o gerador de corrente contínua está inserido.

uma máquina eléctrica de corrente contínua tem um aspecto construtivo característico: é o sistema

Geradores de Corrente Contínua — aspectos construtivos e de manutenção2. © Manuel Vaz Guedes, 2001 colector de lâminas–escovas que não só assegura o contacto entre a parte móvel e a parte fixa da máquina, mas também promove a rectificação da forma de onda da força electromotriz gerada nos condutores. A existência deste sistema de contacto, devido ao seu efeito de comutador, dá características de funcionamento próprias a este tipo de máquina eléctrica. Mas, também, constitui o órgão da máquina que tem mais inconvenientes, principalmente pelos cuidados de manutenção a que obriga.

A B
Pólo Condutor Escova N

X • Xsempre

Nas máquinas eléctricas de corrente contínua, em que o campo magnético criado pelo circuito indutor é estacionário no espaço e constante no tempo, a força electromotriz que se induz em cada condutor (1 ou 2) do circuito eléctrico rotórico em movimento é variável no tempo— é alternada — e tem uma frequência que está relacionada com a velocidade de rotação da máquina. No entanto, a tensão nos terminais ligados às escovas (A, B) é constante no tempo — é contínua.

As correntes eléctricas que circulam no enrolamento rotórico são alternadas no tempo, mas têm a mesma direcção em cada ponto do cilindro base. A sua distribuição é constante no espaço.

Como o campo indutor é também constante no espaço resulta que a acção

Relacionados

  • geradores
    947 palavras | 4 páginas