Das filosofias da história aos precursores da sociologia

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Das filosofias da história aos precursores da sociologia

“Na dinâmica filosófica da Idade Clássica, o século XVIII – chamado o Século das Luzes – celebra a razão”. (p. 45)
- Após um período de séculos de obscurantismo e ignorância, onde a sociedade era dividida em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo, surge umanova era, o Iluminismo ou Século das Luzes, na Europa durante o século XVII, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a igualdade e fraternidade. Defendia ainda o domínio da razão sobre a visão teocêntrica, que desde a Idade Média dominava a Europa. Os iluministas criticavam o autoritarismo, e apresentavam uma nova organização social visavam ideias querevolucionariam a vida em sociedade.

“Como percorrer o caminho complexo e caótico que leva do espírito das Luzes aos precursores da sociologia? Para seguir este trajeto, é necessário primeiro observar que as Luzes se conjugam com progresso (são as filosofias da história), organização racional (Montesquieu) e voluntária (Rousseau) da sociedade”. (p. 47)
- No Iluminismo, acreditava-se que as ideias decrenças, presságios, domínios poderiam ser substituídos pela ideia de razão e conhecimento. Para Kant, em sua obra A Ideia de uma história universal do ponto de vista cosmopolítico, sugere a ação de um plano secreto da natureza, em sua época esse pensamento cresce ainda mais com o Iluminismo, propondo que os propósitos do Estado já não sustentavam o progresso e nem os indivíduos. O Iluminismo traz aexpectativa de que a razão pudesse desvendar, depois de várias revoluções e transformações, levando a excelência, o código que organiza a ordem da natureza e do gênero humano. A expressão “As filosofias da história” foi usada por Voltaire no século XVIII, com o intuito de revelar o pensamento histórico crítico em questão do sentido, da finalidade da história.

“Nas grandes sínteses defilosofia da história, produzidas pelas Luzes (Voltaire; Turgot; Chastellux; Herder...), dois homens ocuparam um lugar de destaque: Giambattista Vico (1668-1744) e o Marquês de Condorcet (1743-1794)”. (p. 48)
- Giambattista Vico foi um filósofo e historiador italiano. Diferenciava-se dos demais filósofos iluministas por utilizar uma linguagem teológica, tendo como base as teorias passadas, refletindosobre a política e religião, é ainda autor de Princípios de uma nova ciência (1725). Vico acredita que a história também é fruto de uma providência divina, porém não de forma direta, e sim criando virtudes para serem atingidas de maneira livre pelos homens, essas virtudes seriam, por exemplo, a justiça, a verdade. O filósofo diz que a humanidade se desenvolve seguindo uma lógica cíclica, três idadesmarcam o compasso da evolução humana correspondentes a naturezas distintas. As três idades são: Idade dos Deuses, em que os homens da gentilidade (os poetas, teólogos, criadores legendários) acreditavam que viviam sob governos divinos, considerando que tudo fosse apontado através dos oráculos, representando o mais velho episódio da história profana; em seguida A Idade dos Heróis, na qual, tevedomínio as repúblicas aristocráticas, período onde a força é o suporte da estruturação social, os plebeus eram considerados animais e somente podiam satisfazer-se das necessidades de sustento; e por fim a Idade dos Homens, nesse período se destaca a razão, o homem atingem a consciência crítica e o saber. Quando ao marquês de Condorcet, filósofo e matemático francês, compartilha com Vico, o otimismo emrelação às ideias do século das Luzes. Condorcet envolveu-se na Revolução Francesa fazendo parte do projeto de construção de uma nova Constituição para o governo dos rebelados, porém seu projeto foi rejeitado e por suas criticas as decisões radicais dos rebeldes, foi tido como traidor e condenado. Escondeu-se e nesse período de refúgio, escreveu sua obra Esboço de um quadro histórico dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História/ Filosofia/ Sociologia
  • Precursores da Sociologia
  • Filosofia, Sociologia, História do Direito e Direito Comparado
  • os principais precursores da sociologia
  • Filosofia e Sociologia
  • Sociologia/filosofia
  • Sociologia e filosofia
  • filosofia sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!