DAS CARTILHAS AOS LIVROS DID TICOS DE ALFABETIZA O NO BRASIL

4224 palavras 17 páginas
DAS CARTILHAS AOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UM PERCURSO HISTÓRICO
Benedito G. Eugênio
Marisônia Freire Correia
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo
É sabido que o livro didático é um objeto privilegiado no cenário educacional nacional, exercendo papel central nas práticas pedagógicas cotidianas das escolas. Diante disso, é de suma importância analisar este material didático. Este trabalho aborda o percurso histórico realizado pelos livros didáticos, em especial os LDs destinados às classes de alfabetização, tomando como base a década de 1930, quando ocorre, pela primeira vez, no Brasil, a definição de “livro didático”, através do Decreto-Lei nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938 . Fazemos uma discussão sobre o material destinado à alfabetização, iniciando pela cartilha, até a produção do livro didático como política estatal no Brasil. No decorrer do texto apontamos as modificações por que foram passando os livros didáticos, principalmente a partir da intervenção estatal por meio do Programa Nacional do Livro Didático.
Palavras-chave: alfabetização, cartilhas, livros didáticos

Introdução

O estudo da história da alfabetização e dos seus livros didáticos é imprescindível ao conhecimento da alfabetização atual, pois esta é um produto histórico e não uma invenção exclusiva dos tempos atuais. Assim, conhecer a história da alfabetização, bem como dos livros didáticos destinados a essa etapa da escolarização configura-se como imprescindível, afinal, “o conhecimento do passado é chave para entender o presente” (LUZURIAGA, 1990, p. 9).
No presente texto fazemos uma revisita na história da alfabetização,

Um breve percurso da alfabetização: da Antiguidade ao Renascimento

A alfabetização tem sua origem com o surgimento da escrita, pois “quem inventou a escrita inventou, ao mesmo tempo, as regras da alfabetização, ou seja, as regras que permitem ao leitor decifrar o que está escrito” (CAGLIARI, 1998).
A escrita passa a existir com os homens

Relacionados

  • Cartilha de alfabetização e cultura escolar
    4547 palavras | 19 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas