Das abóboras do Hallowen, passando pelas balas de Cosme e Damião chegando às travessuras do Saci

2627 palavras 11 páginas
Das abóboras do Hallowen, passando pelas balas de Cosme e Damião chegando às travessuras do Saci 1
As redes sociais estão em polvorosa hoje, por conta do ‘Dia das Bruxas’ ou simplesmente ‘Halloween’; que seria seu significado na língua inglesa.
O Google apresentou durante todo o dia vários ‘Doodles’ para registrar a data em sua pagina inicial.
Alguns nacionalistas de plantão me chamaram ‘in box’ para protestar pela minha participação com tanto afinco; porque troquei minha foto de perfil e de capa no meu Facebook; em uma comemoração importada dos Estados Unidos e consequentemente uma comemoração imperialista.!
Ok! Vocês venceram...
Vamos dar a voz ao Historiador...
A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das
Bruxas ou Halloween”, que é uma festa típica que acontece com especial relevância nos Estados Unidos.
Mas onde nasceu essa misteriosa e sinistra comemoração?"
Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglosaxônicos, Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existem ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
Já a palavra Halloween tem origem na Igreja católica; deriva-se de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra aos santos.
No entanto, no século V d.C., na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro, com um feriado chamado ‘Samhain’, que celebrava o
Ano novo Céltico, assim alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Alguns estudiosos preferem explicar a origem da palavra Halloween da seguinte forma: o nome seria uma versão abreviada para a sentença: "All Hallows'
Even" (Noite de Todos os Santos, em tradução livre), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow"

Relacionados