Darwinismo Social

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
O século XIX, alavancado pela Revolução Industrial, foi marcado pelo desenvolvimento do conhecimento científico, onde a busca por novas tecnologias fez com que multiplicasse o número de estudiososem diversas áreas do conhecimento.
Em 1859, Darwin apresentou sua obra “A origem das espécies”, em que apresentava a teoria evolutiva. Contra as justificativas reliogiosas, Darwin propôs que aconstituição dos seres vivos é fruto do processo de transformação e adaptação ao ambiente.
Expôs que as espécies que mais se adaptavam a um ambiente, se tornavam predominantes, ou seja, os seres que melhorse adaptavam a um meio poderiam sobreviver através das mudanças ao longo do tempo. E por outro lado, os seres vivos que não se mostrassem capacitados a sobreviver às mudadanças, acabavam extintos.Mas então, com o passar dos tempos, as teorias darwinistas não mais se limitaram ao campo das ciências biológicas. Pensadores do campo das ciências sociais começaram a estudar, a transferir e a adaptaros conceitos da teoria, para práticas sociais e para a compreensão da civilização, com o pensamento de que algumas sociedades eram melhores vistas e que isso as colocavam em condição superior àsdemais sociedades. Nasceu então o chamado "darwinismo social", desenvolvido para explicar essa ideia.
Essas teorias serviram de base para que grandes potências capitalistas pudessem promover oneocolonialismo no espaço afro-asiático. A ocupação era colocada como benfeitora, como uma oportunidade de tirar as sociedades da era “primitiva”.
Podemos observar também, que o darwinismo social acabouinspirando os movimentos nacionalistas, pois suas teorias davam toda uma justificativa para conferir a superioridade de um povo ou nação.
O darwinismo social foi compilado em cima de uma compreensão dacultura cheios de equívocos e preconceitos. Mas, ao falar de evolução, Darwin não relatava uma teoria vinculada à ideia de superioridade ou inferioridade, mas sim de características que determinavam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • darwinismo social
  • Darwinismo social
  • Darwinismo social
  • DARWINISMO SOCIAL
  • Darwinismo social
  • Darwinismo Social
  • Darwinismo Social
  • Darwinismo social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!