Darwinismo social no século XXI

Páginas: 4 (859 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Pergunta:

No passado próximo, diretores de uma escola de samba de São Paulo receberam ameaça de indivíduos inconformados com homenagem que a escola pretende fazer aos nordestinos por meio de seudesfile de Carnaval. No Rio de Janeiro, um jovem foi indiciado por incitar o ódio contra suburbanos que, segundo ele, não deveriam frequentar a zona sul porque são atrasados, sujos etc. No Rio Grandedo Sul, pichações contra negros e judeus foram feitas no restaurante de uma universidade. Em uma universidade paulista, jornal produzido por estudantes expunha visões preconceituosas e incitavam aviolência contra gays. Na base de todas essas manifestações, encontra-se a ideia de superioridade natural de alguns indivíduos e grupos sobre outros, preconizada pelo darwinismo social. A que devemosatribuir o recrudescimento de ideários do século XIX em pleno século XXI? Que atores sociais estão envolvidos nesse debate?

Resposta:

Dizer que o darwinismo social foi “extinto” é tão absurdo quantodizer que o preconceito racial no Brasil acabou com a abolição da escravidão. Isso porque ambos são praticas cultural, que foram formadas e impostas a partir de ideologias, por aqueles que detinham opoder, a informação. Aqueles que determinavam o “avanço”, “progresso” e o impunham ao resto do mundo. A Europa imperialista estava em seu auge da nova ordem mundial, até sofrer com a grande crise. Asaídas eram a criação de ideologias que “justificassem” a exploração e dominação além da Europa, na África, Ásia e Oceania.

Essa ideologias nunca desapareceram, só foram se adaptando à ordemmundial que cada vez mais se fortalece. Fortalece a nossas custas, que somos manipulados pelos criadores de ideologias. Atualmente, os EUA parecem exercer o papel que os Europeus exerciam. Somos fantochesda cultura capitalista e nem ao menos percebemos. No cinema, por exemplo, o brasileiro e povos de outras diversas nações preferem filmes americanos aos nacionais. “O americano é melhor, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O darwinismo social presente no Brasil do século XXI
  • Redes sociais século xxi
  • a função social da escola no século XXI
  • O papel do professor e a transformação social do século XXI
  • Educação previdenciaria- a chave para uma previdencia social do século xxi
  • PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE URBANA E SOCIAL NO SÉCULO XXI
  • Princípios e práticas de sustentabilidadeurbana e social no século XXI
  • O século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!