Darwinismo SamuelCamacho

1446 palavras 6 páginas
Darwinismo
Standford Encyclopedia of Philosophy

Docente: Filipe Verde
UC: Epistomologia e Conhecimento Antropológico
Trabalho realizado por: Samuel Camacho
Turma: A-A1

James Lennox, autor deste texto, analisa a primeira edição do livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies em 1859, focando-se no impacto e consequências das discussões filosóficas sobre a natureza da ciência durante a vida do naturalista, bem como o impacto do seu pensamento, escrita e pesquisa ciêntifica na filosofia.Contudo, Darwin não era filósofo, mas o que é importante aqui discutir é o impacto da filosofia no Darwinismo e o impacto do Darwinismo em temas de origem filosófica. A teoria Darwinista tem como objectivo a explicação da história e a diversidade da vida com base num processo evolucionista. Inicialmente, o Darwinismo centra-se em cinco temas filosóficos: probabilidade e chance; a natureza, o poder e o alcance dos temas; adaptação e teleologia; nominalismo e essencialismo sobre as espécies e; o tempo e o modo da mudanças evolucionistas. A forma como Darwin expõe a sua teoria, centrado-se nestes temas, é a principal razão pela qual o Darwinismo se destaca de todas as outras abordagens da biologia evolucionista.
De acordo com Jean Gayon, Darwin não só influenciou vários debates, mas levantou também um problema isomórfico entre o Darwinismo de Darwin e Darwinismo histórico, e que este contribuio para limitar o desenvolvimento conceptual e empírico da biologia evolucionista. (Gayon 2003, 241)
Durante a viagem do Beagle, Darwin leu Os Principios da Geologia de Charles Lyell, um trabalho de visão filosófica e valor empírico, histórico e científico, usando os registos fósseis, que influenciou o naturalista. Darwin, através das suas observações e leitura, concluio que o registo fóssil e a distribuição das espécies só era possivel através de uma modifiação gradual de uma espécie para outra. Assim, Darwin decidiu elaborar uma teoria de acordo com os principios de Lyell.
Outra

Relacionados