Darjnaj

1214 palavras 5 páginas
FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA – FJAV

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING-SIM

Trabalho apresentado à disciplina sig – sistemas de informações gerenciais - no curso de bacharelado em administração de empresas, como requisito a obtenção da nota da II unidade.

PROFº. ESP. LÂNGESSON LOPES DA SILVA

LAGARTO/SE
2012

INTRODUÇÃO

O ambiente de marketing está mudando a um ritmo cada vez mais acelerado. Sendo assim, a necessidade de informações de mercado em tempo real é maior do que em qualquer outra época:
De marketing loca/para nacional para global à medida que as empresas expandem sua cobertura geográfica de mercado, seus dirigentes precisam de mais informações mais rapidamente.
De necessidades do comprador para desejos do comprador: à medida que a renda aumenta, os consumidores tornam-se mais seletivos em sua escolha de mercadorias. Para prever as reações dos compradores a diversas características, estilos e outros atributos, as empresas devem recorrer à pesquisa de marketing.
De competição de preços para competição de valor: à medida que as empresas empregam mais gestão de marcas, diferenciação de produtos, propaganda e promoções de vendas, elas passam a necessitar de informações sobre a efetividade dessas ferramentas de marketing.
ORIGENS
Sistema de Informações de Marketing (SIM) nasceu das críticas que se fazia à Deficiência da pesquisa de marketing que não atendia às necessidades do planejamento de Marketing. Apesar de os objetivos, nas definições de sistema de informação de marketing e Pesquisa de marketing, serem essencialmente os mesmos, a diferença ocorre na prática. Críticas mais freqüentes à estrutura que antecedeu à chegada da área de inteligência de Mercado - os gestores, em geral, manifestaram grande preocupação em relação a:
1. Aspectos como produção de dados não relevantes;
2. Enfoque somente com a pesquisa de problemas não repetitivos;
3. Informações de marketing insuficientes e não-relevantes e

Relacionados