Darci ribeiro - muinhos de gastar gente

397 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Curso: Serviço Social
Fase: 2ª Fase
Disciplina: Pol. Social e Formação Sócio-Histórica e Econ. Brasileira
Prof.
Aluna:

Comentário:
O Povo Brasileiro – Moinhos de Gastar Gente
Darcy Ribeiro

No capítulo “Moinhos de gastar gente”, Darcy Ribeiro divide em quatro trechos a formação e a descendência do povo brasileiro. 1. Os Brasilíndios

Os brasilíndios construíram a identidade brasileira, caíram na terra de ninguém e assim formaram um novo gênero humano. Eram chamados pelos jesuítas de Mamelucos (palavra de origem árabe – soldado que tem talento para exercer mando sobre seus gentios).
Eles foram importantes para a história brasileira pois enfrentaram o ódio jesuíta, a má vontade dos renóis e impositores da dominação que os oprimia. Darcy considera-os heróis civilizadores (pág. 108). Apesar da invasão portuguesa e espanhola, manteram sua cara e identidade.

2. Os Afro-Brasileiros
Foram trazidos principalmente da costa ocidental africana. Inicialmente não tiveram tanta participação na formação original da cultura brasileira (Ribeiro chama de protocélula). Os africanos eram fundamentais para mão de obra açucareira, e aos poucos foram se adaptando a viver nos costumes dos mamelucos, passaram até a aprender um pouco do português , fazendo assim, como Darcy chama, aportuguesar o Brasil. Assim, impossibilitado de manter sua cultura, o negro foi se aculturando, e criando o afro-brasileiro. Ribeiro ainda diz que todos nós somos descendentes de senhores e de escravos (negros e índios).

3. Os Neobrasileiros
O neobrasileiro é uma nova identificação própria que o Brasil estava construindo por dois motivos: Primeiro, pelo fato de abranger maior número de membros do que as aldeias indígenas, segundo, pelo fato de incorporar todos numa só identidade étnica, estruturada como um sistema socioeconômico integrado na economia mundial. Por muito tempo, os neobrasileiros exibiram

Relacionados