DANÇA DIABLADA: UM ESTUDO SEMIÓTICO

4580 palavras 19 páginas
Introdução
A Diablada é uma dança boliviana que representa em forma de drama teatralizado a luta entre o bem e o mal do Arcanjo Miguel e uma legião de diabos que tentam impor a força do mal sobre a Terra. Essa narrativa relata que em uma mina vivia um ladrão chamado Anselmo Selarmino – o Nino Nino ou Chiru Chiru – que roubava para repartir entre os pobres. Em uma noite o ladrão foi ferido por um trabalhador e agonizando foi levado por uma mulher virgem do povo até onde morava.
No dia seguinte, no lugar onde Anselmo Selarmino foi encontrado morto, os mineiros que trabalhavam naquela região encontraram, com grande surpresa, a imagem da Virgem da Candelária à cabeceira de sua cama. A partir desta descoberta as pessoas resolveram rezar para ela durante três dias ao ano desde o sábado de carnaval usando disfarces semelhantes ao diabo e ao ritmo de músicas.
Quando os espanhóis começaram suas conquistas na América do Sul, encontraram na região os índios com seus costumes pagãos e sua religião na qual cultuavam diversos deuses. A imposição da religião católica e a concepção de religiões diferentes ou as influências exercidas por uma religião sobre outras práticas resultou num sincretismo religioso e uma mistura de ambos.
Na Bolívia, os indígenas utilizados para trabalho escravo nas plantações e principalmente nas ricas minas de ouro e prata, cultuavam o "Huari", ou "El Tio" (deus da força e das montanhas), a divindade benfeitora a quem é oferecido até os dias atuais a "chicha", bebida feita de milho, típica da região andina, em troca de proteção.
Com o passar do tempo, o indígena adotou a religião católica e quando o carnaval foi trazido pelos europeus, houve uma conjunção com as festividades nativas.
O Arcanjo Miguel e a Virgem da Candelária com suas sete virtudes, contra Lúcifer, os diabos e os sete pecados capitais. Na atualidade se observa o Arcanjo Miguel à frente do desfile, conduzindo os perdedores do combate: os "diablos" arrependidos que vestem um rico

Relacionados