Dante

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
O inferno de Dante
Circulos infernais.

A Divina Comédia, de Dante, propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a esfera armilar e o meridiano onde é hoje Jerusalém seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da terra santa o Portal do Inferno. Portanto, o Inferno responderia pela depressão do mar Morto, onde todas aságuas convergem.
Dante Alighieri elaborou um poema envolvendo personagens bíblicos do Antigo ao Novo Testamento, descobrindo-os, ou revelando-os no interior inferno. Seus personagens principais são o próprio autor e seu poeta preferido, Virgílio, o autor da Eneida.
Dante: os versos do Inferno
“Deixai toda esperança, vós que entrais” é a frase gravada em um grandioso portal que conduz aoinferno. O poema de Dante Alighieri descreve a topografia do inferno e os seus nove círculos infernais, as gradações de punições, demônios e sistemas de servidão. Diante do inferno, Dante e o espírito de Virgílio – poeta da Antiguidade e seu guia - se depararam com o barqueiro Caronte, às margens do rio Aqueronte, para efetuarem a travessia e logo após vislumbrar um castelo, localizado no primeirocírculo, chamado Limbo.
Do segundo ao quinto círculo, reservados como prateleiras de catálogos, os pecados cometidos sem culpa, embotados pela inconsciência do ser humano. No início do segundo círculo, foi destacada a figura de Minós ou o juiz do inferno. Ele escuta as confissões de cada pecador e os distribui para os círculos de acordo com o número de voltas que se enrolam em sua cauda. Adiante, oterceiro círculo, onde há a apresentação de Cérbero, figura que espanca os gulosos jogados na lama sob uma chuva incandescente. À entrada do quarto círculo, Dante e Virgílio se deparam com o demônio Plutão, que defende o local. Os avaros e pródigos são punidos empurrando pesos enormes como castigo. Descendo ainda mais chegam ao rio de sangue fervente, chamado Estige, localizado no quinto círculoinfernal; aí são castigados os irados. No sexto círculo do inferno está a cidade de Dite; ela é uma espécie de transição dos pecados sem culpa para aqueles realizados com consciência. Chegando ao sétimo círculo, eles se deparam com o Minotauro de Creta e com o rio Flegetonte. O Minotauro é o guardião dos três vales, onde estão os culpados por violência: os homicidas, os suicidas e “os que cometeramatos violentos contra Deus”, ou hereges. Mais adiante, eles chegam ao oitavo círculo ou Malebolge, espaço reservado aos fraudulentos. Ele é dividido em dez fossos, ligados por meio de pontes, onde os punidos são classificados em sedutores, aduladores, adivinhos, corruptos, hipócritas, ladrões do sagrado e semeadores da discórdia.
Na parte mais funda do inferno está o nono círculo, local ondedesaguam os rios Estige, Flegetonte e Aqueronte, que formam o rio Cocito. Esta é a única parte do inferno que contradiz a noção tradicional que possuímos do mundo inferior. Dante apresenta uma parte fria ao extremo e um diabo aprisionado, no centro da Terra, congelado da cintura para baixo. Além de todo o fogo, o gelo glacial e muitos mitos greco-romanos. Perante a leitura do poema notamos a precisãocom que Dante descreve e dá vida ao inferno cristão e as punições que uma alma sofreria quando condenada. Estamos perante a mentalidade medieval e a necessidade religiosa de conscientizar o homem para temer o “mal”. Nas igrejas, eram comuns as pregações que destacavam o inferno, ou o diabo; e o medo passou a fazer parte da pregação.
O destino desta obra de Dante na cultura ocidental foi imenso: anarração da jornada do homem (simbolicamente, o próprio Dante) através dos três reinos do além confirmou-se uma obra-prima da literatura italiana e universal, e um dos documentos mais influentes do pensamento europeu.

Trecho do Canto III: ... treme a terra, lampeja uma luz e Dante cai sem sentidos.
“POR mim se vai das dores à morada, Por mim se vai ao padecer eterno, Por mim se vai à gente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dante
  • Dante
  • Dantes
  • dante
  • Dante
  • Dante
  • dantes
  • O Inferno de Dante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!