Dante aleghieri

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Dante Alighieri
Durante di Alighiero Degli Alighieri, nasceu 1 de Junho de 1265 em Florença, Toscana. Foi um escritor, poeta e político italiano.Foi também, médico e farmacêutico.Entrou na guilda(corporação de ofício) dos boticarios por causa de uma lei de 1295, que reserva os cargos publicos a nobres membros de alguma Corporação de Artes e Ofícios.
Combateu ao lado dos cavaleirosflorentinos, fez parte do conselho do Cem.Ele chefiou uma delegacia de embaixadores de Florença a Roma. Escreveu seu primeiro soneto de amor com 16 anos, dois anos após casou-se com Gemma, casamento que estavacombinado entre as familias, com quem teve três filhos.
Porem Dante teve um amor platonico na adolecencia com Beatrice, a morte de sua amada em 1290, levou ele ao estudo de filosofia latina ereligiosa, conheçimentos que inspirarão sua principal obra “Divina Comedia”, no qual conta uma viajem imaginária no paraído onde Dante é levado por sua amada, e tem um final feliz.
A deçisão dele emescrever seu grande poema em italiano, a língua falada pelo povo- é a inovaçao do século seguinte, foram marcos na alfabetização e na liberação da sociedade européia.
Foi condenado ao exílio pelo novogoverno de Florença. Se fosse encontrado seria queimado vivo. Durante seu exilio escreveu duas obras importantes em latim: Vulgari Eloquentia e Convivio. Escreveu também um tratado: De Monarchia, ondedefendia a total separação entre a Igreja e o Estado.
Foi convidado pelo governo de Florença a retomar a cidade, mas os termos impostos eram humilhantes, iguais aqueles dado a criminosos perdoados, masDante rejeitou o convite. Voltaria somente se recebesse a honra e dignidade que merecia. Porém continuou em Revenna, onde morreu em 1321 e foi sepultado com honras.Principais obras
* Divina comedia, descreve uma viajem de Dante atráves do Inférno, Púrgatorio, e Paraíso, pela mão de sua amada Beatrice;
* De Vulgari Eloquentia ( Sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dante
  • Dante
  • Dante
  • Dantes
  • dante
  • Dante
  • Dante
  • dantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!