danilao

330 palavras 2 páginas
Adolescentes denunciam racismo e agressão em shopping de Salvador
Retirado do site: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/08/adolescentes-denunciam-racismo-e-agressao-em-shopping-de-salvador.html
Data do Fato e Reportagem :17/08/2012
Local Reportagem: Bahia - Salvador
Local do Fato: Shopping
Resumo da Noticia:
Dois adolescentes de 15 anos sofrem racismo de funcionários da loja de um shopping ''Centauro'' ao experimentar pecas de roupas. Somente pela cor dos jovens os funcionários começaram a desconfiar que seriam marginais, os funcionários se aproximaram da escada rolante na saída da loja e revistaram a mochila de um deles na frente de outras pessoas, vendo que não havia nada de mais se exaltaram, agredindo os jovens.
A garçonete Mônica Santana, mãe de um dos garotos, registrou queixa no serviço de atendimento ao cliente do shopping e na Delegacia de Repressão a Crimes contra Criança e o Adolescente. "Ele está sendo apontado como um marginal dentro do shopping, mas ele é uma pessoa que estuda, que trabalha. O outro menino está fazendo teste para ser jogador e, independente disso, eles são crianças e não precisam passar por isso", relata a mãe.
Critica:
Na sociedade contemporânea, vemos muitos casos de racismo, em todos os lugares (Rua, Escola, Trabalho etc...) antes de conhecer a pessoa já temos um pré conceito somente pela cor, cultura e gênero sexual, sendo que são pessoas normais como todas outras, na reportagem pesquisada foi um caso de racismo pela sua cor, os jovens de hoje sofrem muito, acham que são superiores aos outros, então ao chegar no local já começa o preconceito.

Conclusão
A reportagem deixou bem claro parra o grupo, que na sociedade contemporânea todos sofremos muito com racismo, que esta associado aos interesses econômico das classe dominantes, não podemos ir ao shopping que a sociedade já tem um pré conceito, o racismo pode se manifestar de varias formas afetando de maneiras diferente a cada pessoa

Relacionados

  • Danilao
    576 palavras | 3 páginas
  • Vai corinthians
    666 palavras | 3 páginas
  • Tese
    30655 palavras | 123 páginas