Daniellly

563 palavras 3 páginas
O plano de negócios é uma excelente ferramenta que infelizmente é ainda pouco utilizada em odontologia. Ele vai te ajudar a responder se vale a pena abrir, manter ou ampliar um negócio.

mapaSaber elaborar um plano de negócios pode ser a chave para se ter um consultório de sucesso. Parece coisa boba, só números que não vão lhe dizer nada, mas no fim das contas você consegue antecipar problemas e quem sabe não os deixar acontecer. Outra ferramenta interessante pouco usada é o fluxo de caixa, também pouco usada pelos colegas.

Elaborar um plano de negócios pode evitar que seu rico dinheirinho economizado com muito sacrificio vá embora ralo abaixo, ou melhor cuspideira abaixo…

Ele vai lhe dar subsidios para decidir se vai ou não investir em determinado nicho, lugar, público específico , se vale a pena gastar x ou y na compra ou aluguel de um imóvel, quanto será necessário investir em equipamentos, marketing, RH etc.

Quando pensamos em montar um negócio, temos uma série de ideias que na verdade não passam de suposições, as vezes com fundamento as vezes não muito. Ai que reside o valor do plano de negócios, testar suposições quando elas ainda estão no papel, o máximo que você perderá é seu tempo.

Ver o consultório de um colega dando certo, indo de vento em polpa, nem sempre quer dizer que aquele modelo possa ser reproduzido exatamente igual e que lhe proporcione resultados também iguais. Esse é um dos erros mais cometidos por colegas dentistas.

Existem diversos modelos de plano de negócios e muitos deles podem ser baixados na internet, mas lembre-se:

Uma idéia é diferente de oportunidade, por isso testar sua viabilidade no papel é uma ótima oportunidade de verificar se ela não é apenas uma ótima ideia e não uma oportunidade de negócio.
Um modelo (de Plano de negócio) é só um modelo, você deve adaptá-lo a sua realidade.
Fazer você mesmo o plano de negócio vai lhe dar sergurança. Existem empresas que podem fazer diversas análises e montar seu plano

Relacionados