danca

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
TÍTULO: Dançando de Mãos dadas com a Cultura no Ambiente Escolar
DURAÇÃO DO PROJETO: 11(onze) meses.
ALUNOS ATENDIDOS: 88 (oitenta e oito), sendo:
1º ano – 12(doze) alunos;
2º ano – 15 (quinze) alunos;
3º ano – 16 (dezesseis) alunos;
4º ano – 12 (doze) alunos);
5º ano – 33 (trinta e três) alunos.
Introdução:

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que a dançaé uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola, fazendo parte dos programas da educação física (BRASIL, 1998). Há na literatura vários autores que afirmam que a dança é um importante instrumento para o educando (KUNZ, 1994; BASTOS, 1999; SOARES e SARAIVA, 1999; SCARPARTO, 2001; GOMES JUNIOR e LIMA 2001, 2002; SBORQUIA e GALLARDO 2002; BRASILEIRO 2002,2003; GUIMARÃES 2002, 2003; LIMA e FROTA, 2007).
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver umalinguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", afirma Atte Mabel Bottelli, professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física. O mais importante, no entanto, não é convencera turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. "A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço", ensina Ivaldo Bertazzo, coreógrafo e professor de reeducação do movimento, de São Paulo.
"A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente", afirma Marília de Andrade,professora da Universidade Estadual de Campinas. 
    Na Educação Física Escolar ao longo de todo o ensino fundamental os conteúdos são divididos em três blocos e deverão estar relacionados com o projeto pedagógico de cada escola e a especificidade de cada grupo. Esses blocos podem ser flexíveis seguindo diferentes focos como: Esportes, lutas, jogos e ginásticas; atividades rítmicas eexpressivas e o conhecimento sobre o corpo.
    As atividades rítmicas e expressivas merecem atenção especial, pois são manifestações da cultura corporal que se utiliza de gestos e estímulos sonoros. Servem para referendar o movimento corporal, através de danças e brincadeiras cantadas que estimulam a criatividade e o desenvolvimento do aluno.
A dança ensinada naescola não deve ser vista como um a criação de um “show” de arte e sim um meio de educar através da arte. Tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica, realizando um trabalho que estimule ao máximo a criatividade, capacidade de raciocínio, autoconfiança, melhorar a relação com os outros e consigo mesmo além de ampliar o repertório motor (LIMA e FROTA, 2007).
OBJETIVOS:
A dançaenquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Danças
  • danca
  • dança
  • Dança
  • Dança
  • Dança
  • Danças
  • Dança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!