danapatricia

1965 palavras 8 páginas
Índice

Índice 1 Introdução 2
Comparação entre Os Lusíadas e a Mensagem 3
Analise dos poemas escolhidos da Mensagem 5
Anexos 7

Introdução

Na disciplina de Português foi-nos proposto um trabalho sobre Os Lusíadas e a Mensagem para recuperação do módulo 10. Neste trabalho pretendo fazer uma comparação entre Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e a Mensagem, de Fernando Pessoa. Os objetivos deste trabalho são distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto; adequar o discurso à situação comunicativa, distinguir factos de sentimentos e opiniões; reconhecer a dimensão estética da língua, contactar com autores do património cultural português; programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução e avaliação; produzir textos de diferentes discursivas; refletir sobre o funcionamento da língua; interagir com o universo da epopeia portuguesa; verificar a relação intertextual, através do confronto de universos de referência épica.
Comparação entre Os Lusíadas e a Mensagem

Os Lusíadas e a Mensagem são dois textos escritos em épocas distintas, mas que apresentam o mesmo objetivo e intenção que os autores pretendiam difundir na sociedade.
Ambas as épocas apresentavam uma situação social semelhante, sem vontade, nem força e o objetivo, tanto de Fernando Pessoa como de Luís de Camões era fazer renascer o tempo de glória, a ideia de herói e a forma de alcançar esta posição era através de valores independentes de qualquer luxo ou riqueza. Deste modo, as duas obras desencadeiam para o mesmo fim, mas o seu percurso pedagógico difere em vários aspetos, que estão focalizados num único elemento: o herói. Na Mensagem, surge o herói mítico, apresentado por figuras históricas como símbolos/mitos que configuram a essência de Portugal, cujo objetivo é a procura idealista do impossível, do infinito, do longe, da distância e do absoluto, movido pelo sonho, loucura e pela “febre do

Relacionados