DAN A PARA PORTADORES DE DEFICI NCIA F SICA

629 palavras 3 páginas
DANÇA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

“dançar é expressar emoções, é esculpir no ar figuras harmoniosas que nascem de um pulsar da música” (Barreto, 2004).
RESUMO
A dança sob a perspectiva educativa, apesar de ainda pouco explorada, apresenta desafios e possibilidades - tanto para arte quanto para prática de atividade física. Incluir pessoas com deficiências físicas na dança pode contribui amplamente para o desenvolvimento biopsicossocial do praticante aquisição da sua lateralidade, do conhecimento de seu esquema corporal, do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo melhorando sua orientação espacial resultando em uma mobilidade mais segura e independente. A dança vem ampliar o quadro de possibilidades de acesso à arte e a construção de cidadania dessas pessoas.
Este presente projeto tem a finalidade de trabalhar com todos(as), os portadores com deficiência física sem exceção.

JUSTIFICATIVA
A dança é compreendida como arte porque é capaz de criar formas expressivas dos sentimentos humanos, possibilitando a comunicação de uns com os outros (DUARTE, 1995). Como forma de expressão e comunicação, estimula as capacidades humanas e pode, por exemplo, ser comparada à linguagem oral. Dessa forma, a expressão corporal estimula e desenvolve as atividades físicas e psíquicas.
Assim como o jazz, moderno e contemporâneo, e o sapateado, os ritmos que compõem as aulas de dança de salão, como o samba, o forró, o bolero, a salsa, dentre outros, têm peculiaridades que os tornam únicos. Constata-se que as aulas de dança de salão não só possibilitam o próprio aprendizado da dança – como qualquer outro novo conhecimento -, como também têm importância em outros campos, como vencer o estresse, os conflitos causados pelo cotidiano, ou ainda para amenizar o estado de tensão. Também, a dança de salão tem um grande potencial educativo já que o seu próprio aprendizado leva à utilização do movimento para expressar idéias, sentimentos, emoções, pensamentos, ou ainda

Relacionados