Dan A Do Coco Alagoano Planejamento Didatica Folclore

1309 palavras 6 páginas
Dança do Coco Alagoano
Publicado por
Objetivo(s)
Aprender sobre o Coco, sua origem, sua música e sua dança;
Colocar os alunos em contato com parte das manifestações populares brasileiras, em especial as nordestinas;
Trabalhar a noção espacial e o ouvido musical;
Desenvolver a noção rítmica através do trupé (sapateado) do Coco.
Conteúdo(s)
A dança do Coco
Ano(s)




Tempo estimado
10 aulas
Material necessário
Aparelho de som; computador com acesso à internet ou DVD "Danças Brasileiras vol.II - Arte do Brincante para Intérpretes e Educadores" (realização Instituto Brincante) ou vídeos disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Q871ol8aUKU, https://www.youtube.com/watch?v=2ekFBmA_tjY e https://www.youtube.com/watch?v=JhQTAJ0pFfM; CD de Coco (sugestão: Selma do Coco, Antonio Nóbrega, Renata Rosa); saia longa e rodada para as alunas (uma para cada). Os meninos podem dançar de calça e camiseta.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Para alguns pesquisadores, o Coco surgiu no século 17, no quilombo dos Palmares em Alagoas, ligado à atividade da quebra da dura casca do coco. No final do século 19, chegou aos salões da sociedade alagoana, assimilando alguns procedimentos coreográficos das danças europeias. Outra tradição ligada à origem do Coco vem das comunidades rurais onde, após a construção das casas de pau-a-pique, era oferecida uma festa com o objetivo não só de comemorar o final da obra, como também de realizar o nivelamento do piso de barro através das pisadas do Coco. Hoje está presente em vários estados do nordeste com inúmeras variações, tanto de suas estruturas coreográficas quanto das poético-musicais.

FONTE: "Espetáculos Populares de Pernambuco", de Carlos da Fonte Filho, 1999; e Tese de Mestrado da Telma C. Cavalcanti.

Inicie falando sobre a origem do Coco e mostre o capítulo 10 do DVD "Danças Brasileiras vol.II - Arte do Brincante para Intérpretes e Educadores". Este vídeo também pode ser encontrado na internet através dos endereços que

Relacionados

  • O papel das canções na educação infantil
    21227 palavras | 85 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas