Dan Ar Tango Em POA

2898 palavras 12 páginas
SERGIO FARACO
DANÇAR TANGO EM PORTO ALEGRE
Os contos de Dançar tango em Porto Alegre apresentam alguns elementos unificadores:

A TEMÁTICA FRONTEIRIÇA


A primeira parte do livro dá especial destaque a personagens fronteiriços, configurados tanto em sua linguagem quanto em suas ações por um mundo em geral brutal e em que a atividade do contrabando se destaca.
Assemelha-se
a
Contos
gauchescos, de Simões Lopes Neto, mas em apresentação bem mais realista e que prima pela ausência do tipo mítico do gaúcho.

A PERDA DA INOCÊNCIA


Muitas das histórias, incluindo a primeira parte, mas especialmente a segunda do livro
(marcada por personagens urbanos em sua infância ou adolescência), revelam o modo como o mundo ou a sociedade terminam por esmagar a ingenuidade natural dos indivíduos. São batismos de fogo, a descoberta da crueldade por trás de muitos ofícios humanos, a aparição do sexo, seja por meio da descoberta das sensações eróticas,
As guerras greco - pérsicas, seja pela percepção da corrupção a que as relações sexuais podem levar as mulheres.

A VIRILIDADE E A VIOLÊNCIA


Faraco é um mestre na arte da contenção.
Mesmo diante de cenas de extrema violência, comuns em seus contos, não há exagero. Isso permite uma transcrição mais direta da experiência nos contos, tanto das ações quanto das descrições. Por vezes em contato com a natureza pura, por vezes no contato com outros homens, nota-se um predomínio de personagens masculinas, postas em conflito com o mundo, envoltas pelos temas tradicionais do universo masculino: a coragem, a manutenção da honra, a virilidade, a violência, a difícil interação com o feminino.

A SOLIDÃO URBANA


Na terceira parte do livro, também urbana, e com personagens já adultos, o que se pode perceber é a busca por alguma forma de encantamento em um mundo perdido (longe do interior abandonado) ou degradado (a vida na cidade). O tema da solidão se impõe em algumas histórias, como também, de certo modo, essa sede de inocência que
aparece

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas