Danças típicas de cada estado

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Dança típica de cada estado Brasileiro

Acre
Dança das Máscaras
A Dança dos Mascarados era costume muito antigo entre os índios da América do Norte, mas elas também foram encontradas entre tribos que habitam as margens do rio Xingu. Estas danças de máscaras são para a etnologia de interesse particular pelas analogias, que, quanto à forma das máscaras e outros usos festivos, há entre estes eas danças dos indígenas de Milanesia. As danças eram acompanhadas de cantigas, cujo conteúdo era o louvor das proezas da guerra e de caça tanto dos indivíduos como da tribo e os mascarados imitavam as vozes dos animais que representavam. Estas máscaras não tem nada ver com culto e estas festas não parecem ter outra origem, senão de aproveitar a ocasião para celebrar uma boa colheita ou caça.Alagoas
Coco
O coco é um ritmo originalmente criado no estado de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe váriasnomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local. O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), maso que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos. A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas. Existe uma hipótese que diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem tambémhipóteses de que a dança surgiu nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.

Amapá
Marabaixo
O traje dos homens constava de uma camisa branca com bordados, calça branca, chapéu de palha enfeitado com fitas e sandálias de couro, enquanto o traje das mulheres era composto de camisa de renda, saia estampada e rendada, anáguas, arranjos naturais na cabeça (flores) e calçadas com sandálias decouro. As mulheres cantavam como solistas ou “coristas”, sendo que algumas o exaltavam várias vezes (em rimas e versos denominados de versos “ladrões”). Homens, rapazes e crianças se empenhavam em luta corporal, na tradicional capoeira.

Amazonas
Camaleão
Essa dança utiliza pares separados, que fazem uma coreografia com passos distintos, chamados de jornadas. São duas fileiras de mulheres ehomens, realizando diversos passos, os quais terminam no passo inicial. As roupas também são importantes; os homens usam fraque de abas, colete, meias longas, gravata e sapato preto. Já para as mulheres, a vestimenta é composta por saias longas, meias brancas, sapatos e blusas folgadas. A música que embala os dançarinos utiliza o violão, cavaquinho e rabeca.

Bahia
BaianoO Baiano ou Chorado é uma dança brasileira tambem é uma expresão cultural, típica do Nordeste no século XIX. É uma espécie de lundu que comporta, durante a dança, desafios dos cantadores  e costuma aparecer nas representações do bumba-meu-boi. O Baião (Baiano) é uma dança cantada. O Baião é formado dos seguintes passos: balanceios; passos de calcanhar; passo de ajoelhar; rodopio.O Baião é dançado em pares. Indumentária:Damas - vestido de chita ordinária com babados na saia, amplo decote e mangas curtas; sandálias coloridas. Cavalheiros – calça de brim claro; camisa comum; sandálias de couro cru. Instrumentos musicais: agogô, triangulo e sanfona. Coreografia: os dançarinos e dançarinas formam-se em círculos, sentados ou em pé. Dançam aos pares no centro da roda. A dança consiste em movimento do ventre e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • danças típicas
  • danças tipicas
  • Danças Típicas
  • Danças tipicas
  • danças tipicas
  • Danças Típicas
  • Danças tipicas
  • Danças Tipicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!