Dança

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Dança
Educação Física







Origem Dança
A dança surgiu praticamente junto com a humanidade, tendo no princípio, um aspecto mágico, quase irracional, e constituindo-se como uma forma de contato com o sobrenatural. As pinturas rupestres encontradas em diversas cavernas mostram que os homens primitivos realizavam danças coletivas. A dança evoluiu, posteriormente para rituaisreligiosos, que ainda mantinham o aspecto mágico. Por fim, na Grécia antiga, deixou de ser somente utilizada com fins religiosos, sendo incorporada também as tragédias gregas.
Ao longo da história ela esteve presente em todas as civilizações e passou por diversas mudanças, como sua repudia no período medieval, até seu florescimento na Itália renascentista, com o balé na corte. Depois surgiu a dançamoderna, que se libertou dos movimentos virtuosos e rígidos do balé clássico, na busca por uma espontaneidade de movimentos e formas.
Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar. Na Antiguidade a dança revestia duas formas: dança sacra, muito difundida em ritos religiosos e a dança profana. No séc. XV foi introduzida em festascomemorativas, assumindo um sentido social apenas como entretenimento e como recreação. Desde então a dança social foi se transformando e aos poucos se tornou acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade que já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares.

A dança é uma das Três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corposeguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre)

Dança no Brasil
O Brasil é um país muito extenso, com uma grande diversidade artística e cultural. Esta diversidade é fruto da mistura entre os vários povos que habitaram o país ao longo de sua história.
Em cada região brasileira as linguagens artísticas se desenvolveram com características próprias, comopodemos ver nas danças regionais, que integram movimentos e ritmos a elementos da sua região de origem. Estas danças são inspiradas nas histórias populares e no folclore da região. Elas podem sofrer variações coreográficas e de nomenclatura, conforme a localidade em que elas são executadas.
Apesar de algumas danças também acontecerem em mais de uma região, seus lugares de maior incidência são:no Norte, o Cacuriá, o Camaleão, o Carimbó, a Desfeiteira, o Gambá e a Serafina; no Nordeste, o Frevo, o Maracatu, a Ciranda, o Coco, o Maculelê, o Cavalo-marinho e o Tambor de Crioula; no Centro-oeste, o Caruru, o Siriri, a Catira e a Caninha-verde; no Sudeste, o Jongo, a Congada, o Moçambique de Bastão e a Quadrilha; e no Sul, o Fandango, o Pau de fitas e a Balainha. Mas essas não são as únicas dançasde cada região.
Algumas dessas danças fazem parte do Patrimônio Cultural e Imaterial brasileiro, como o Tambor de Crioula do Maranhão, o Frevo de Pernambuco, o Samba de Roda baiano da Bahia, o Jongo do Sudeste e as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro.

Toda essa riqueza cultural e artística do Brasil é fundamental para a identidade e memória do povo brasileiro

Benefícios da Dança

A dançaexercita elementos como ritmo, consciência corporal e espacial, respiração, flexibilidade, resistência, entre outros, desenvolvendo a expressão artística por meio do movimento corporal e da sensibilidade individual.
lém de um tipo de arte, a dança é uma forte aliada da saúde, trabalhando com a totalidade do corpo - não só os aspectos físicos, mas também os emocionais. Ela aumenta a autoestima,alivia o estresse e a tensão, promove o convívio social, aumenta a autoconfiança e libera endorfina no corpo, substância relacionada ao prazer. 
Mas como toda atividade física é importante estar bem orientado por um profissional durante a prática.
São diversos os estilos dançados por pessoas de todas as idades, como: o samba, o tango, a salsa, a dança do ventre, o merengue, o frevo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Danças
  • danca
  • dança
  • Dança
  • Dança
  • Dança
  • Danças
  • Dança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!