Dança na Escola

Páginas: 18 (4308 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013
PROJETO DANÇA NA ESCOLA


Titulo: MUDANÇAS – mudando conceitos por meio da dança


1. Identificação
Nome do acadêmico
Função
Atividade especifica a ser desenvolvida
Joabe Guedes
*Figurinista
Escolha de peças e/ou possíveis combinações dos figurinos escolares.
Lucas Almeida / Fabio Rogério Tino
*Sonoplasta
Escolha do áudio, edição e efeitos sonoros inclusos na música escolhida.Fabio Tino/ Joabe

*ministrante
Dias 17 de Agosto e 24 de Agosto
Dias 31 de Agosto e 07 de Setembro



Dias 14 de Setembro e 17 de Setembro



2. Objetivo

Objetivo Geral

Oferecer vivências de danças contemporâneas e urbanas, buscando um resgate da cultura e experiências dos educandos, ressignificando conceitos e pré-conceitos de forma lúdica e expressiva.

Objetivosespecíficos

Contribuir para que os alunos tenham noções elementares de dança contemporânea e urbana.
Elaborar com os discentes uma coreografia de dança contemporânea inspirado nas suas experiências motoras.


3. Justificativa
Defende-se este trabalho considerando o mesmo de suma importância para a formação integral dos acadêmicos envolvidos, servindo assim como laboratório prático em docência,organização, gerenciamentos entre outros.
É também uma oportunidade rica em troca de conhecimento entre ministrantes e aprendiz, alunos entre alunos, e a influencia que sofremos externamente, que podem ou não contribuir para nossa formação sociocultural.





4. Desenvolvimento

4.1 Revisão de Literatura
Onde existe vida existe movimento e a dança é movimento, a sucessão deles, suaintegração. É expressão de vida, transmissão de sentimentos, comunicação, vivencia corporal, emocional. A dança é movimento e não pode ser satisfatoriamente descrita, verbalizada, é essencial vivê-la, sentí-la, experimentá-la. É inerente ao ser humano, em qualquer um de nós, em qualquer homem ou mulher que transita pela rua. É necessário desmistificá-la, desenterrá-la, cultivá-la e compartilhá-la.
Sendoassim toda criança precisa de experiências de comunicação criativa e interpretativa por meio de movimentos. A experiência da dança integrada as experiências de aprendizagem da criança oferecerá opções para esse tipo de expressão. A criança necessita ter a “sensação” de alegria e movimentar-se alegremente; retratar esse humor através da expressão de movimentos. Esses movimentos motivados pelaemoção podem transmitir expressões francas e diretas de sentimentos reprimidos, através de uma experiência de dança totalmente desenvolvida.
A origem do jazz pode ser encontrada na chegada do primeiro navio negreiro aos EUA. De acordo com dados do artigo Jazz, Jazz, Jazz..., 1 para serem colocados no navio sem resistência, os escravos eram convidados a dançar e, quando percebiam, já estavam emalto mar. Uma forma de expressão dos negros eram as Work Songs (Canções de Trabalho), que chegavam, até mesmo, a ser ordenadas por seus donos, os quais se tranqüilizavam com elas por trazerem aumento de produtividade e contribuírem para o afastamento do perigo de rebelião. Os senhores brancos, inclusive, levavam os escravos, a locais públicos permitindo a dança (a Calinda e a Dança de Bamboula eramas preferidas) e o canto sob vigia. As Canções de Trabalho funcionavam como uma manifestação dos pensamentos dos trabalhadores e revelavam seu cansaço. A música era o código de comunicação estabelecido pelos escravos. Além destas, eles tinham espaço para cantar nos cultos protestantes. Cantavam e dançavam o Ring Shout, adotado para atrair os jovens que queriam dançar. Embora fosse proibida peloprotestantismo, a dança para essa religião tinha o significado de cruzar os pés. O Ring Shout era permitido, pois nele não existia o cruzamento dos pés. As músicas que cantavam nesses cultos eram as Gospel Songs.
Atualmente com o processo de globalização que vem gradualmente sendo instalado no mundo, o acesso a vídeo clips, espetáculos de dança e fitas de vídeo (e atuais Dvds) tem crescido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A dança que dança na escola
  • Dança na escola
  • Dança na escola
  • Por que dança na escola?
  • Dança na Escola
  • Dança na escola
  • Dança na escola
  • Dança na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!