Dança Gaucha

Páginas: 17 (4130 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS
As danças são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de nobreza e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas deixam que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade. Danças que sufoquem a teatralidade do gaúcho, ou que venham a desrespeitar a mulher, jamais poderiam ter vingado noambiente gauchesco.
Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho, recebendo-as de onde quer que fosse lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.
As origens das mais antigas danças gaúchas estão escondidas na Europa dos séculos XVII e XVIII. E a origem imediata das danças gaúchas mais antigas se encontra nas velhasdanças brasileiras. Pois Rio Grande do Sul iniciou seu processo de formação dois séculos e meio após a descoberta do Brasil; assim já sentiu, como principal força de influência, a mestiçagem cultural que dois séculos de povoamento haviam feitos no Brasil.
O “fandango” rio-grandense possui passos que se originaram dos antigos bailados espanhóis. Porém a música e o ritmo do fandango já eramessencialmente mestiças do Brasil. Esses bailados espanhóis constituíram o primeiro "ciclo" ou "geração" coreográfica que interessa ao estudo da formação das danças populares brasileiras.
Da Corte de Luiz XIV veio o Minueto, que mais tarde deu origem a nova geração coreográfica, que vem a ser: as danças graves, de pares ainda independentes uns dos outro.
Da Inglaterra veio a "country dance" - que gerou ociclo das contradanças e quadrilhas, bailados de conjunto, sob comando, de pares absolutamente dependentes uns dos outros.
E por último veio a valsa que abriu caminho para uma última geração coreográfica, que chegou até nossos dias: as danças de pares enlaçados.
Uma página do tradicionalista Cezimbra Jacques, escrita em fins do século passado, resume - com referência ao Rio Grande do Sul - tudo oque poderíamos dizer sobre o processo de formação das danças gaúchas. Eis o tópico essencial: "O fandango, que até pelos anos de 1839 e 1840 ainda era muito usado, foi sendo substituído pelas danças vindas da Europa, como o ril, a gavota, o sorongo, o montenegro, a valsa e, mais tarde, as polcas, os chotes, as contradanças, as mazurcas e, finalmente, as lindas havaneiras, expressão musical dolangor e dos requebros".
O QUE É FANDANGO?
É a mais típica representação do Rio Grande do Sul, no campo das danças.
Chamava-se "fandango', no antigo Rio Grande, a uma série de cantigas entremeadas de sapateado. As canções, o ritmo e a música, já eram mestiças do Brasil; já o sapateado, amoldado ao ritmo regional, se originara das antigas danças de par solto, características da Espanha.
"... oFandango Gaúcho é raiz, é semente, é flor, é a sanga da água mais pura, é a cura para os males do amor..." 
"No Rio Grande do Sul, também se dá o nome de fandango ao conjunto de danças realizadas em um baile gaúcho". 
Os ritmos executados no baile devem ser originais que preservar a autenticidade do folclore gaúcho de forte influência histórica européia e latino-americana.
Quanto ao fandangoantigo no Rio Grande do Sul as danças mais populares são: anu, balaio, queromana, tatu e tirana. No fandango atual são executados preferencialmente os seguintes ritmos: marchas, vaneiras, vanerões, xotes, milongas, rancheiras, polcas, valsas, chamamés e bugios. 
Os ritmos de fandango são musicalmente ricos e variados permitindo evoluções belas e harmoniosas na dança, cada ritmo dança-se de um jeito ecada ritmo tem a sua característica própria de ser dançado. Sendo assim recomenda-se que o conjunto musical de fandango execute todos dos ritmos de forma variada e criteriosa sem distorcer um determinado ritmo acelerando-o para um efeito mais ágil e nem repetindo excessivamente o mesmo ritmo musical caindo na mesmice ou ainda descaracterizando-o quanto a sua forma original.
ORIGEM E COMO SE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Danças tradicionais gaúchas
  • 5 Danca Gaucha De Salao ADULTA
  • gaucha
  • gaucha
  • CHULA GAUCHA
  • Poesias Gaúchas
  • bebidas gauchas
  • Músicas gaúchas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!